TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade Americana de Soldagem

Tese: Sociedade Americana de Soldagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  Tese  •  1.410 Palavras (6 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 6

Respostas

Exercício 1 – A Sociedade Americana de Solda oferece mais de 200 padrões de soldadura utilizados em todo o mundo em inúmeras indústrias. As normas AWS são confiáveis e mandatórias, porque são criadas por comitês de voluntários das profissões de solda sob a autoridade da American National Standards Institute (ANSI).

Exercício 2

a) A soldagem causa alterações localizadas e bruscas de temperatura no material sendo soldado. Estas alterações podem provocar mudanças estruturais e, consequentemente, nas propriedades do material. Degradação nas propriedades, com implicações na futura utilização da peça soldada. A Metalurgia da Soldagem consiste em estudar o efeito da operação de soldagem sobre a estrutura e propriedades dos materiais para: Obter informações que auxiliem no desenvolvimento de novos materiais menos sensíveis à soldagem. Determinar os parâmetros operacionais de soldagem de maior influencia nas alterações da estrutura e propriedades do material. Desenvolver operações complementares, para minimizar a degradação de propriedades, ou para reverter esta degradação. Devido a estes fatores a metalurgia se torna objeto de estudo importante para nós técnicos, tecnólogos e engenheiros da área da soldagem.

b) Um eletrodo revestido é constituído por uma vareta metálica, com diâmetro entre 1,5 e 8 mm e o seu comprimento está entre 23 e 45 cm, recoberta por uma camada de fluxo (revestimento). A composição do revestimento determina as características operacionais dos eletrodos e influencia a composição química e propriedades mecânicas da solda efetuada. Além dessas funções, o revestimento serve ainda para: Realizar ou possibilitar reações de refino metalúrgico (desoxidação, dessulfurarão, etc.); Formar uma camada de escória protetora; Facilitar a remoção de escória e controlar suas propriedades físicas e químicas; Facilitar a soldagem nas diversas posições; Dissolver óxidos e contaminações na superfície da junta; Reduzir o nível de respingos e fumos; Diminuir a velocidade de resfriamento da solda; Possibilitar o uso de diferentes tipos de corrente e polaridade; Aumentar a taxa de deposição; Um Eletrodo Ideal seria aquele que cumprisse plenamente todas as funções acima citadas, a um custo de produção satisfatório, e não apresentasse problemas de conservação e manuseio. Existe no mercado um grande número de tipos de eletrodos, apresentando diferentes características operacionais, aplicáveis a diferentes materiais e que produzem soldas com diferentes características. As classificações mais usadas no Brasil são as propostas pela AWS.

c) Máquinas utilizadas no processo de soldagem, muito versáteis e de fácil operação. São fontes de corrente constante e possuem núcleo móvel permitindo o ajuste da corrente com regulagem contínua e facilitando o trabalho do soldador. Possuem alta tensão em vazio, possibilitando fácil abertura e manutenção do arco elétrico. Esta máquina é ideal para serviços pesados em: mineradoras, aciarias, estaleiros, manutenções, revestimentos pesados, caldeirarias onde requer alto rendimento e eficiência. Ideal para soldar eletrodos inoxidáveis, ferro fundido, alumínio, cobre, ligas de bronze, revestimento duro, eletrodos básicos até Ø 6 mm de diâmetro com elevado ciclo de trabalho. (Ex: Retificador DIMAQ 425 Power).

d) Necessidade de um treinamento específico para o soldador, uma necessidade de cuidados especiais com os eletrodos (principalmente com os do tipo básico) e o grande volume de gases e fumos gerados na soldagem, que na maioria das vezes podem ser prejudiciais à saúde.

3 – Questão respondida na apostila.

4 – (a)

b) E7018-A1 indica um eletrodo (letra E), com uma mini-mãe de 70.000 Psi resistência à tração (70), é soldável em todas as posições (1); é pó de ferro de baixo hidrogênio (8), e contém nominalmente 1 / 2% de molibdénio (A1).

c) Eletrodo Básico do tipo 1,50 Mn / 0,40 Mo para soldagem de Bases de Máquinas, Estruturas Pesadas, Caldeiras e Vasos de Pressão para temperaturas de trabalho até 500ºC, e uniões de Alta Resistência em Aços para Beneficiamento, Média e Alto Carbono, Baixa Liga, Manganês Férrico e ao Silício, laminados, forjados ou fundidos.

Soldável em todas as posições.

d) Eletrodo revestido para solda aço carbono. Soldagem de aços de baixa liga resistentes ao calor.

e) Eletrodo com revestimento básico indicado para aplicação na indústria naval e "offshore". Apresenta metal depositado com cerca de 1% Ni que proporciona excelente tenacidade ao impacto a baixas temperaturas nas condições como soldado e após tratamento térmico de alívio de tensões. Indicado em soldagens de grande responsabilidade e chapas de grande espessura. Apresenta arco suave e bom molhabilidade.

f) Eletrodo com revestimento tipo básico utilizado em soldagem de grande responsabilidade, depositando metal de alta qualidade e excelente resistência ao impacto a baixas temperaturas. Indicado na soldagem de estruturas muito rígidas, vasos de pressão, construção naval e aços fundidos, entre outros. Apresenta arco suave e bom molhabilidade.

5 – Apostila.

6 - O aço é produzido, basicamente, a partir de minério de ferro, carvão e cal. A fabricação do aço pode ser dividida em quatro etapas: preparação da carga, redução, refino e laminação.

1. Preparação da carga: Grande parte do minério de ferro (finos) é aglomerada utilizando-se cal e finos de coque. O produto resultante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com