TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade E Organização

Trabalho Escolar: Sociedade E Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno (a): ...........................................................................................................................

Pólo: ...................................................................................................................................

• Só serão aceitas resposta feitas a caneta esferográfica azul ou preta;

• Não será feita revisão da questão quando respondida a lápis.

• Cada questão 2,5 pontos.

Boa sorte!

1ª Questão:

Qual a relação entre comunicação e a socialização.

R: A comunicação é considerada como sinônimo de interação social. A socialização identifica-se com educação e é responsável pela integração das novas gerações e dos novos membros do grupo.

2a Questão

Segundo Weber que conceitos da ética protestante em relação ao trabalho incentivaram o surgimento do capitalismo?

R: O trabalho ocupa um lugar fundamental na ética protestante, pois constitui a própria finalidade da vida. O ócio e a preguiça são encarados como um sintoma da ausência do estado de graça. Não basta apenas ganhar dinheiro, ou seja, o trabalho exercido não pode ser o do tipo “aventureiro”, político ou especulativo.

O capitalismo protestante é inspirado na justiça rígida e na razão, enfatizando a recompensa segundo o merecimento individual. O trabalho não só une os homens, como proporciona aos mesmos a certeza da concessão da graça.

3a Questão

Explique a afirmação “Contrato psicológico: relação de intercâmbio entre funcionário e organização”

R: contrato psicológico é essen-cialmente, um conjunto de expectativas, uma vez que estabelece um acordo implícito de troca: de um lado o empregado dá sua energia e seu talento; de outro lado, a empresa paga e oferece resultados para satisfação das necessidades do empregado, ou seja, o contrato psicológico lida com as expectativas da organização sobre o indivíduo e suas contribuições para satisfazê-lo de forma dinâmica, influenciando-se contínua e mutuamente.

4a Questão

Uma organização institucionalizada, por natureza, é um sistema aberto ou fechado? Justifique.

R: Como a organização institucionalizada está em constante interação com os meios que a cercam, sofrendo influências de forças tanto internas como externas, devemos considerá-la como sendo, por natureza, um sistema aberto. Ou seja, cada organização interage com seu ambiente externo e com as demais organizações nele contidas, recebendo insumos, analisando-os e liberando-os como resultados. Ao considerar a organização como um sistema fechado, estaria afirmando que a mesma não realiza intercâmbio com o seu meio externo, tendendo necessariamente para um progressivo caos interno, desintegração e, conseqüentemente, a morte do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com