TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade E Seus Elementos Caracteristicos

Trabalho Escolar: Sociedade E Seus Elementos Caracteristicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  2.428 Visualizações

Página 1 de 2

A sociedade e seus elementos característicos.

Ao longo da história a sociedade foi cada vez mais se sofisticando, gerando grupos internos muitas vezes numerosos. Todavia, mesmo numeroso, mesmo com objetivo comum, mesmo com interesse social relevante não se garante que esse grupo se caracterize como uma sociedade, para tanto é necessário que ainda que tenham diferenças marcantes.

- São esse os elementos:

* Finalidade ou valor social

* Manifestação de conjunto coordenada.

* Poder social.

Finalidade ou valor social:

Tudo tem um fim. Está afirmação pressupõe uma escolha consciente ao ato de vontade, pressupõe também uma ação livre orientada em certo sentido. No que diz respeito à sociedade existe uma finalidade? Se ela existe os pensadores refletiram sobre isso as respostas se consolidaram em duas grandes escolhas: Os deterministas e os finalistas

- Os deterministas entendem que o homem está submetido inexoravelmente a uma série de leis naturais sujeitas a um principio de causa e efeito, ou seja, a principio da causalidade. Para ele o homem pode interferir em questões superficiais, mas nos aspectos fundamentais não, porque esses obedecem a vetores externos a vontade humana.

A crença determinista importa na submissão a leis consideradas inevitáveis, conduzindo na descrença de possibilidade de mudança porque não vê um objetivo a ser atingido, mas simples sucessão natural de fatos naturais que o homem não pode interromper.

Outra corrente determinista finalista sustenta que exista uma finalidade social livremente escolhida pelos homens. Como eleger um fim que Atena a todos os desejos. Esse fim tem que se constituir em um bem que todos consideram como o tal. A resposta para essa angustia existencial se encontra no conceito de bem comum. Assim é que para essa corrente o fim do estado é a perseguição do bem comum. Instalada essa perspectiva resta indagar qual o sentido de bem comum, para uns pode ser valor material, para outros pode ser predominância de outros valores de seu peso material.

- Qual o sentido de bem comum?

O PAPA JOÃO XXIII formulou um conceito abrangente e acolhido: “O bem comum consiste de um conjunto de todas as condições de vida social que consistam e favoreçam o desenvolvimento integral da personalidade humana”.

Já para CELSO BASTOS, Bem comum é a diretriz de o constitucionalista brasileiro que está detendo o poder. Celso enxerga a questão sobre uma ordem jurídica e política. Para ele o bem comum é aquilo que o detentor do poder em um determinado histórico imprimiu ao estado como sua finalidade. Enfim toda luta política se traduz nisso, na disputa pelo comando do estado para conduzi- ló a metas compatíveis com a visão de quem o conduz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com