TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade de montanha do século XVIII

Artigo: Sociedade de montanha do século XVIII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Artigo  •  1.787 Palavras (8 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 8

Sociedade Mineradora do Século XVIII

Desde 1500, quando os portugueses chegaram à América, havia uma grande expectativa de encontrar metais e pedras preciosas no novo continente. Já na segunda metade do século XVII. O comercio do açúcar se desenvolveu, porém com o declínio desse comercio no mercado europeu, a Coroa portuguesa estimulou a procura de metais e pedras preciosas em terras de sua nova colônia, através de expedições conhecidas como entradas ou bandeiras.

Em 1674, o paulista Fernão Dias Paes partiu de São Paulo à frente de uma bandeira em direção à futura Capitania de Minas Gerais em busca de esmeraldas. A viagem durou sete longos anos, mas Fernão Dias só encontrou turmalinas, que apesar de verdes como as esmeraldas, tinham pouco valor comercial.

A corrida do ouro

A descoberta do ouro no Brasil aconteceu no século XVII, na região de Minas Gerais Goiás e Mato Grosso, o que provocou uma verdadeira ‘corrida do ouro’ para essas regiões. A descoberta do precioso metal foi feita em 1698 por Antônio Dias de Oliveira, em Ouro Preto. A partir daí, a notícia se disseminou pelo país e chegou à Portugal por correspondência enviada pelos governadores portugueses instalados no Brasil. Com a mesma rapidez com que a notícia da descoberta das minas se espalhou, milhares de pessoas chegavam á região de diversos pontos da colônia e de Portugal.

A descoberta das Minas modificou com a estrutura do Brasil inteiro, quando milhares de pessoas de todas as regiões se deslocaram pra o interior do País em busca de enriquecimento rápido. Essas pessoas vinham principalmente de São Paulo, que tinham relativamente fácil acesso por conta dos caminhos abertos pelos bandeirantes, da Bahia, por caminhos também feitos pelos bandeirantes paulistas, com estradas largas e maior conforto e do Rio de Janeiro, que encontraram maior dificuldade em chegar às minas, mas que rapidamente abriram um caminho, que os fazia chegar com maior rapidez, tornando-se assim a principal rota de escoamento do ouro.

Guerra das emboabas

O nome “Emboabas” significa em Tupi “Pássaro de Pés Emplumados”, e é uma ironia aos forasteiros que usavam botas; enquanto que os paulistas andavam descalços.A população das minas era bastante heterogênea e dividida em dois grupos rivais: paulistas (que queriam o direito de explorar as minas de ouro, pois descobriram o lugar) e emboabas (forasteiros).

Alguns poucos emboabas controlavam o comércio que abastecia as minas, e em razão disso, obtinham muito lucro. Por causa da sua riqueza e a dada a importância da atividade que exerciam, passaram a ter grande influência. O português Manuel Nunes Viana era um desses ricos comerciantes e principal líder dos emboabas, além de ser também dono de fazendas de gado. A disputa pelas jazidas e vários outros desentendimentos deram origem a Guerra dos Emboabas.

Sob a liderança de Manuel Nunes Viana, os emboabas organizaram diversas expedições em que buscavam enfraquecer a hegemonia dos paulistas nas regiões mineradoras. Entre as lutas mais intensas, o combate desenvolvido no Capão da Traição ficou conhecido pela morte de 300 paulistas pela mão dos emboabas. Tendo em vista a situação de confronto, os colonizadores portugueses buscaram formas para reafirmar sua autoridade no local.

Para combater o contrabando do ouro, a Coroa proibiu o comércio (exceto o de gado) entre Bahia e Minas; porém, ele continuou sob a liderança de Nunes Viana. Borba Gato (guarda-mor das minas, logo um representante do poder real e líder dos paulistas) decidiu expulsá-lo das minas, mas Nunes não foi embora e recebeu apoio dos emboabas.

Após serem expulsos do lugar pelos emboabas, os paulistas (que constituíam a minoria) foram embora, mas um grupo deles (a maioria índios) foi cercado pelos emboabas que prometeram deixá-los vivos caso entregassem as armas. Os paulistas aceitaram o acordo, mas foram enganados e massacrados em um local que ficou conhecido como Capão da Traição. Expulsos das minas, os paulistas descobriram novas jazidas em Goiás e Mato Grosso. Nunes Viana foi obrigado pelo governador do Rio de Janeiro a deixar Minas e acabou se retirando para sua fazenda no rio São Francisco.

Como consequência dessa guerra, foi criada em 1709, a capitania de São Paulo e Minas de Ouro (ex-capitania de São Vicente, agora rebatizada). Em 1720, a capitania de Minas foi separada de São Paulo, formando duas capitanias diferentes: a de São Paulo e a de Minas Gerais.

Mapa com as Áreas de Mineração do Século XVIII

A Revolta de Vila Rica

A Revolta de Vila Rica, também conhecida como Revolta de Filipe dos Santos, foi um movimento social de caráter nativista que ocorreu em 1720 na Vila Rica de Nossa Senhora do Pilar do Ouro Preto (atual Ouro Preto, Minas Gerais).

Dentre muitas suas principais causas são: aumento da exploração colonial, ou seja, por parte de Portugal sobre o Brasil; criação das Casas de Fundição no Brasil, que tornou obrigatória a cobrança do "quinto" (imposto de 20% sobre todo ouro encontrado no Brasil). Nas Casas de Fundição era feita a retirada da parte devida a Portugal; punições severas para quem não pagasse os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com