TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade do Vinho

Tese: Sociedade do Vinho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Tese  •  5.415 Palavras (22 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 22

Diz sempre Chico defendendo teses,

Se o homem nasceu bom, e bom não se conservou,

A culpa é da sociedade que o transformou

A narrativa apresentada mostra o malandro Chico Brito, individuo que vive na criminalidade e é preso a toda hora. Os autores, porém, não atribuem sua condição a uma falha de caráter. Chico era em princípio “tão bom” como qualquer outra pessoa, mas o “sistema” não lhe deixara outra oportunidade de sobrevivência que não a marginalidade. Considerando a proposta da música e a leitura dos textos sugeridos, faça uma breve análise sobre a influência da sociedade em nossa vida. O homem faz a sociedade ou a sociedade faz o homem?

R: As primeiras teorias sociológicas explicariam as ações de Chico Brito com base no determinismo, e que a o fato de estar a margem da sociedade o levaria a vida criminosa eu ele levava, porém o estudo da sociedade evoluiu e nos mostrou que homem é capaz de fazer seu próprio destino mesmo vivendo em condições sub-humanas, e até mesmo agir de acordo com as leis que pregam a estrutura social que ele vive, mas é notório que o descaso do Estado em garantir os direitos essenciais para alguns a sociedade, colabora com o aumento do índice de criminalidade.

Desta forma afirmamos que o Homem faz a Sociedade, pois somos capazes de decidir nosso futuro, através de nossas escolhas e mudar de acordo com nossa conveniência.

.

Caso 2 - Leia o texto que ilustra a capa da revista “ ISTOÉ” de julho de 2007, abaixo e responda:

Prezada,

Conforme foi solicitado pela senhora realizei as consultas as turmas de primeiro semestre de Direito, quanto a realização das Mostras de fotografia e vídeo, pelo conceito permitido na AV2 de 2,0 pontos mais hora hack, todas foram unânimes em optar em não realizar atividade pelo conceito oferecido.Lembro-lhe que a decisão da consulta aos acadêmicos a realização das mostras esta no fato das mesmaa envolverem custos aos nossos alunos.

Ressaltamos porém, que em todas as salas que apresentamos o projeto, os alunos se mostrram muto interessados em faze-lo, por isso, colocaram como proposta para ser analizado por esta coordenação a seguinte situação: Prova AV2 5,0 Trabalho 5,0 e nas outras disciplinas como já ocorria antes 2,0.

Aguardo sua posição o mais breve possível, pois preciso fazer os encaminhamentos necessário caso a proposta dos acadêmicos venha ser aprovada.

Atenciosamente,

Mônica Dias

1 - A capa ilustra a idéia de pertencimento à sociedade brasileira. Na perspectiva sócio-antropológica esta idéia remete à construção de vínculos que são construídos a partir de sentimentos, valores e costumes comuns. Neste sentido, é possível afirmar que exista algum indivíduo que tenha nascido e habite alguma parte do território nacional e ainda assim não faça parte da nação. Justifique.

R:Não, uma vez que o individuo ao nascer estará sujeito ao contrato social daquela nação e estará sujeito as influencias culturais ali atuantes.

2 – O que te faz sentir parte da sociedade brasileira?

R:A esperança de um dia ver os direitos essências, previsto na constituição, possam de fato ser garantidos aos cidadãos brasileiros .

3 – Questões de múltipla escolha.

1 - Analise a imagem a seguir.

Charles Le Brun (Paris 1619-1690). “América”.

O quadro pretende mostrar os habitantes do continente americano e seus costumes, contudo os ameríndios aparecem com feições apolíneas e cabelos anelados. Nesta representação, como em muitas outras, os personagens mais se assemelham aos europeus do que propriamente aos povos da América. O quadro, assim, acaba nos dizendo mais sobre o olhar do próprio europeu do que sobre aqueles que procurava retratar. A identidade dos grupos humanos é uma característica fundamental para a criação de um “nós coletivo” que, ao mesmo tempo, identifica e diferencia os grupos entre si. Sobre a identidade, considere as afirmativas a seguir.

I. A identidade possui natureza estática, daí perpassar as gerações e os subgrupos que se originam a partir de um tronco comum.

II. Como em um jogo de espelhos, a identidade é construída a partir das representações que os grupos fazem dos outros, o que permite que enxerguem a si mesmos.

III. A herança genética dos diferentes grupos humanos impede transformações de identidade, posto que delimita a abrangência das respectivas culturas.

IV. A identidade supõe um processo de resignificação das diferenças entre os grupos sociais em função de um determinado contexto.

Estão corretas apenas as afirmativas:

a) I e II.

b) I e III.

Xc) II e IV.

d) I, III e IV.

e) II, III e IV.

2 - As indagações acerca das condições de existência dos seres humanos começaram a adquirir consistência científica no mundo moderno. Tais indagações são a porção mais fascinante ou importante do objeto da sociologia, que se propõe a observar e a explicar os fenômenos sociais. Acerca da formalização do estudo dos fenômenos sociais na disciplina sociologia, assinale a opção CORRETA.

A - Todos os principais autores clássicos da sociologia (Marx, Durkheim, Weber, Simmel) estavam de acordo com a idéia de que era necessário mudar, além da própria natureza humana, também a sociedade em que viviam.

(X)B - A explicação sociológica exige como requisito essencial, um estado de espírito que permita entender que a vida em sociedade está submetida a uma ordem decorrente de condições, fatores e produtos da vida social.

C - No plano puramente intelectual, os modos de conceber e de explicar o mundo dos cientistas sociais aliam-se à concepção religiosa para formar as bases objetivas do pensamento sociológico.

D - Há estreita vinculação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.4 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com