TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade grega

Resenha: Sociedade grega. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Resenha  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 2

A atividade 2, corresponde o 2º bloco de atividades – (Enviar no portfólio 2 a partir dia 05/10 até o dia 31/10/2014).

Após ler as aulas 03 e 04 – responda de forma sintetizada, o questionamento a seguir: A sociedade grega era organizada em Cidade – Estado. Como era a educação da Cidade Estado ateniense? Quem era o pedagogo na educação dos gregos espartanos e a que se deveu o progresso social dos gregos? Quanto a Educação medieval, o poder político estava centralizado no clero, nos quais os mosteiros eram as principais instituições de ensino, centros de pesquisa, casas editoriais e também responsáveis pela formação intelectual daquela época. Quais foram os trabalhos de destaque deixados no campo educativos pelos monges medievais e o que herdamos da educação medieval, presente ainda hoje em nossos dias? (valor 0,0 a 2,0)

Resposta:

A educação ateniense começava mais ou menos aos setes anos, e para as crianças das famílias gregas : livres, salvo aquelas economicamente incapazes, continuava por mais oito ou nove anos. A idade da matricula, a época de frequência e as matérias estudadas dependiam da situação financeira familiar. A educação ateniense se diferiu em dois aspectos muito largamente da pratica moderna, o menino ateniense frequentava dois tipos diferentes de escolas, a escola de musica e a escola de ginastica ou palestra, e o caráter de trabalho, nessas duas escolas, era radicalmente diferente do trabalho escolar das modernas.

Mal deixava os cuidados da ama, o menino grego ficava a cargo de um pedagogo escravo ou servo a quem era confiada a a responsabilidade do zelo moral e do cuidado geral sobre a criança. Muitas vezes a pessoa escolhida para esse cargo era alguém que em virtude da idade, de aleijão, ou de outros defeitos, fosse incapaz para os serviços domésticos. . O progresso social floresceu em virtude da liberdade da organizacao da sociedade grega que estimulava o desenvolvimento de todos os aspectos da personalidade e tinha sumo apreço a todas as formas de expresso do valor individual. Um dos trabalhos mais significativos dos monges no campo educacional foi, sem dúvida, a cópia dos manuscritos. Sem esse trabalho a maior parte das obras do passado não teriam chegado até nós. Deve-se aos monges, também, a condensação do saber da época nas Sete Artes Liberais, que incluíam o trivium (Gramática, Dialética, Retórica) e o quadrivium (Aritmética, Geometria, Música e Astronomia). O trivium e o quadrívium unidos constituíam o septivium.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com