TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ssocialxsociedade

Artigo: Ssocialxsociedade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Cadastre-se! Entre Contate-nos

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, DissertaçõesTrabalhos Gratuitos

Ciências Sociais / Competências Profissionais

Competências Profissionais

Trabalho Universitário: Competências Profissionais

Buscar 155.000+ Trabalhos e Grátis Artigos

Enviado por: SuellenAPsantos 12 abril 2014

Tags:

Palavras: 452 | Páginas: 2

Visualizações: 155

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

INTRODUÇÃO:

O objetivo deste trabalho e de desenvolver, esclarecer e conhecer a legislação em vigor, as competências profissional no Serviço Social e a realidade vivida na contemporaneidade pelos Assistentes Sociais, e os problemas e desafios encontrados pelos assistentes sociais em seu cotidiano.

Apresentaremos dados históricos e fatos relevantes sobre o papel do assistente social na sociedade atual, e sobre o processo de reconceituação do Serviço Social ao longo das décadas. Revelando através do materialismo histórico dialético as diferentes funções que o profissional se submeteu, enquanto inserido no contexto da história brasileira.

Demonstrando que é preciso tirar da cabeça das pessoas a figura da “mocinha boazinha” que tem “dó dos pobres” e distribui cestas básicas, para inseri-la na dimensão teórico-metodológica do seu novo projeto ético-político, de acordo com a transformação da sociedade. Exigindo uma profunda mudança de postura, despertando a necessidade de esclarecer o novo papel do Serviço Social.

O Assistente Social tem como objeto de trabalho a questão social, que é produzida pela relação capital e trabalho no sistema capitalista, onde se tem como centro norteador das estruturas políticas, sociais e econômicas. A questão social se expressa através da precarização do trabalho, do desemprego, da pobreza, da violência, enfim, coloca às margens da sociedade vários sujeitos que passarão a serem usuários das políticas públicas sociais do Estado.

Os diversos setores da sociedade organizada precisam compreender a importância do Assistente Social na realidade social contemporânea, enquanto agente crítico engajado nas lutas sociais, que atua junto aos usuários das políticas públicas, muitas vezes elaborando-as e não só executando-as, e também as tornando acessíveis.

Pautaremos a “Resolução CFESS Nº 569, de 25 de março de 2010” que dispõe sobre a vedação da realização de terapias associadas ao título e/ou ao exercício profissional do assistente social,

Clique e veja o trabalho completo

Cadastre-se

e os principais aspectos dessa resolução. Esclarecendo por que cada profissão regulamentada deve respeitar os limites de sua atuação técnica, previstos na legislação, assegurando o princípio da interdisciplinaridade.

O Assistente social é um profissional preocupado com a ampliação dos direitos sociais universais, e contra as desigualdades; até mesmo para cobrar dele esta postura estabelecida em seu atual Código de Ética Profissional (CREES, 2005). Que atua junto aos movimentos organizados da sociedade; que propicia meios aos seus usuários para o exercício de suas cidadanias; que elabora políticas públicas de acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com