TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Subculturas

Seminário: Subculturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  Seminário  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Subcultura: é um grupo de pessoas com características distintas de comportamentos e credos que os diferenciam de uma cultura mais ampla da qual elas fazem parte. São pequenos "grupos" ou uma cultura não totalmente desenvolvida, grupos que cultivam preservam mesmas ideias relacionadas a estética, religiosa, ocupacional, política, sexual, ou por uma combinação desses fatores e etc. A subcultura pode se destacar devido à idade de seus integrantes, ou por sua etnia, classe e/ou gênero.

Contracultura : são manifestações que marca uma revolta contra as atividades ideológicas e árticas dominantes.

É um movimento contra uma cultura já existente, de jovens principalmente na década de 60 que se negam a aceitar uma visão já imposta pelo mundo.

Podemos citar como exemplo os hippie jovens, homens e mulheres, que rejeitavam a pressão para se acumular cada vez mais carros, casas cada vez maiores e um conjunto sem fim de bens materiais. Expressavam, em contrapartida, o desejo de viver em uma cultura baseada em valores mais humanos, dividindo amor e vivendo em harmonia com a natureza. 

Processo de socialização: O processo de socialização acontece em todos os espaços da sociedade, envolvendo e formando os indivíduos como seres socioculturais. Nesse processo, vale destacar a ação de alguns agentes de socialização, como a família, a escola, os grupos de amigos, os meios de comunicação e a religião, por

exemplo. Os agentes de socialização se referem a contextos sociais através dos quais a interiorização dos padrões culturais de uma sociedade se realiza, ou seja, são espaços privilegiados para a aprendizagem dos modos de ser específicos de grupos nos quais se inserem os indivíduos e da sociedade em que vivem.

Socialização Primaria :Onde a criança aprende, e interioriza a linguagem,

as regras básicas da sociedade, a moral e os modelos comportamentais do grupo

a que se pertence. A socialização primária tem um valor primordial, para o indivíduo e

deixa marcas muito profundas em toda a sua vida, já que é aí que se constrói o primeiro,

mundo do indivíduo.

Socialização Secundária: Todo, e qualquer processo subsequente que introduz um indivíduo já socializado em novos setores, do mundo objetivo da sua sociedade (na escola, nos grupos de amigos e amigas , no trabalho, nas atividades dos países para os quais visita ou emigra, etc.), existindo, uma aprendizagem, das expectativas que a sociedade ou o grupo depositam no indivíduo relatos, a que poderá pertencer e nas, várias situações, em que pode ser colocado.

Família , Escola e Meios de Comunicação em Massa como Instrumentos no Processo de Socialização: Quando se fala na desejável parceria escola–família e se convoca a participação dos pais na educação, temos como estratégia a promoção do sucesso escolar.

Toda e qualquer instituição seja ela a família , a igreja , a escola ou os próprios meios de comunicação em massa , encontramos a presença de regras e de certos procedimentos que são padronizados que contribuem para que sejam mantidas a organização de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com