TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sulfetos

Artigos Científicos: Sulfetos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  1.167 Visualizações

Página 1 de 5

Sulfetos

Em química, um sulfeto (português brasileiro) ou sulfureto (português europeu) é a combinação do enxofre (estado de oxidação -2) com um elemento químico ou um radical. Há poucos compostos covalentes do enxofre, como o dissulfeto de carbono (CS2) e o sulfeto de hidrogênio (H2S) que também são considerados como sulfetos. A maioria são sulfetos metálicos.

Muitos sulfetos são significativamente tóxicos por inalação ou ingestão.

O sulfeto de sódio é produzido industrialmente aquecendo-se sulfato de sódio com carvão. Este era parte do processo Leblanc, uma das principais formas desenvolvidas no século passado como intermediária para produção de carbonato de sódio, sendo abandonada pela poluição que causava e pelo desenvolvimento do processo Solvay.

Dois dos principais usos dos sulfetos são no curtimento de couros e na fabricação de papel pelo processo Kraft. Existem também aplicações medicinais[1]

Por formar compostos insolúveis em ácidos com vários metais pesados, o sulfeto é usado na "inativação" destes (por exemplo: mercúrio, chumbo, cobre).

Muitos sulfetos são também economicamente importantes como minérios metálicos, incluindo-se entre os mais comuns a calcopirita (sulfeto de cobre e ferro) e a galena (sulfeto de chumbo). A classe dos sulfetos também inclui os minerais selenetos, teluretos, arsenietos, antimonetos, bismutinetos e ainda os sulfossais.

Compostos de sulfeto:

Sulfeto de hidrogênio : H2S; Dissulfeto de carbono : CS2

Minerais de sulfeto:

Arsenopirita: FeAsS; Argentita: Ag2S; Calcopirita: CuFeS2; Cinábrio: HgS; Galena: PbS; Pirita: FeS2; Realgar: AsS; Estibina: Sb2S3; Esfalerita/Blenda: ZnS; Wurtzita: ZnS; Argirodita: GeS2.4(Ag2S); Acantita; Bornita; Calcocita; Germanita; Molibdenite; Troilite; Pirrotite; Plagionite.

Qualquer sulfeto pode ser utilizado para a obtenção do enxofre elementar e o SO2 das ustulações podem ser usados para a obtenção do ácido sulfúrico ou sulfídrico. Os sulfetos originam-se através de cristalização dos magmas com H2S na fase fluida, quanto maior a pressão de H2S, maior a quantidade de sulfeto, podendo o S ser a base de um magma sulfetado, que é insolúvel, não se mistura com o magma silicático, e por ter densidade maior concentra-se nas porções inferiores dos derrames ou das intrusões. Também se originam pela desgaseificação dos magmas em profundidades e no fundo oceânico, dificilmente formando-se na superfície nos tempos atuais devido à atmosfera oxidante, gerando nesse caso normalmente enxofre metálico ou sulfatos. Na superfície terrestre, durante a formação das rochas sedimentares (sedimentação ou diagênese), o sulfeto pode formar-se desde que o ambiente seja redutor (anóxido), podendo mesmo formar-se devido à putrefação da matéria orgânica.

Minerais do Grupo dos Sulfetos

Grande parte destes minerais ocorre em depósitos minerais, sendo então considerados como minério. Os sulfetos mais importantes: pirita (FeS2); arsenopirita (FeAsS); esfalerita (ZnS); calcopirita (CuFeS2); bornita (Cu5FeS4); galena (PbS); pentlandita (Fe,Ni)9S8; pirrotita (Fe1-xS); cinábrio (HgS); molibdenita (MoS2).

Apresentam brilho metálico, cores e traço diagnósticos e dureza moderada e baixa.

As ligações químicas são de caráter mais covalente que iônico diferente dos óxidos, devido aos metais de transição. Apresentam uma variação composicional restrita e rara solução sólida.

Alguns sulfetos são minerais primários em rochas ígneas e metamórficas (pentlandita, pirrotita, molibdenita) e cristalizaram diretamente de um magma. Também podem se formar em sedimentos em condições redutoras, resultado da alteração da matéria orgânica: SO4-2 (sulfato)+CH4=S-2+Co2+H2O=>pirita e pirrotita.

Exemplos e formas cristalinas comuns

Estruturas cristalinas podem ser derivadas a partir de algumas estruturas básicas, mas difíceis de generalizar.

Ensaio Experimental

Ustulação: s.m. Quím. - Processo de produção de um metal a partir de um minério sulfetado, através da passagem de uma corrente de ar num ambiente muito aquecido. Nestas condições ocorre uma reação entre o enxofre do minério com o oxigênio do ar, liberando o metal, ou produzindo uma forma oxidada que passa por processo posterior de redução. Os minérios sulfetados de cobre, ferro, zinco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com