TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sustentabilidade Ambiental

Monografias: Sustentabilidade Ambiental. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2013  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 7

Plano de Aula : GLOBALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Título GLOBALIZAÇÃO, DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Número de aulas por semana 2

Número de semana de aula 2

Tema Reflexões sobre a globalização econômica e cultural e suas variantes socioambientais.

Objetivos Ao final desta aula, a partir de análises sobre questões do Enade e de outros concursos públicos, o aluno deverá:

- Problematizar o conceito de globalização em sua relação o desenvolvimento econômico e social.

- Compreender o sentido do conceito de desenvolvimento ecologicamente sustentável.

- Entender a falsa oposição que envolve preservação ambiental e desenvolvimento.

Estrutura de conteúdo 1. Algumas definições de globalização: Embora possamos afirmar que os primeiros passos, na direção da construção de um mundo globalizado tenham sido dados no início da modernidade com as grandes navegações, a real sensação do que se compreende como globalização passa a existir, mais exatamente, no final da década de 1980 com o desenvolvimento das chamadas Tecnologias da Informação.

A partir daí temos um aumento considerável na velocidade e na intensidade da troca de informações, fazendo com que acontecimentos locais sejam muitas vezes modelados por processos que se desenvolvem a quilômetros de distância.

Segundo Kotler, o termo globalização tem dois significados: no lado da demanda, sugere o aumento do

número de estilos de vida globais e maiores expectativas a respeito de qualidade, serviço e valor.

No lado da oferta, significa que cada vez mais companhias concorrerão em cada mercado, visto

que está ocorrendo uma grande liberalização. A principal implicação é que as empresas precisam

perder gorduras, ajustar o foco em seu mercado e deixar de depender de protecionismo. As

empresas inteligentes se concentrarão em produtos ou nichos de mercado, contratarão terceiros

para o fornecimento de materiais, que poderão ser obtidos em melhores condições fora da

empresa, e formarão alianças que ultrapassem fronteiras nacionais.

Para Anthony Giddens, em As Consequências da Modernidade, a globalização pode assim ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial. Neste sentido a globalização do mundo expressaria um novo ciclo de expansão do capitalismo, como modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial (in Ianni, Octavio. Globalização e a nova ordem internacional).

Ainda segundo Ianni este mundo globalizado seria marcado por diversidades, desigualdades, tensões e antagonismos, que se dariam simultaneamente às articulações e integrações regionais, transnacionais, e globais. Consequentemente o mundo globalizado não é um mundo homogêneo, mas sim um espaço marcado por significativas diferenças culturais.

Sendo assim é correto afirmar que o capitalismo global seria, na verdade, um processo de ocidentalização, caracterizado pela exportação das mercadorias, dos valores, das prioridades, das formas de vida ocidentais (Hall, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade).

Um grande traço comum, para as sociedades inseridas no processo de globalização seriam justamente as práticas de consumo. Segundo Zygmunt Bauman nos tornamos, acima de tudo, uma sociedade de consumidores, de acumuladores de sensações.

2. A perspectiva do desenvolvimento ecologicamente sustentável: Desenvolver de forma ambientalmente sustentável significa utilizar os recursos naturais disponíveis, de modo que eles também possam ser usados pelas gerações futuras.

Segundo a WWF, a definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

Em outras palavras, desenvolvimento sustentável é aquele que se processa sem o esgotamento dos recursos naturais, ou capital primário, utilizado. Segundo o economista polonês Ignacy Sachs crescimento econômico sem bem-estar social e sustentabilidade ambiental pode ser definido como qualquer coisa, menos desenvolvimento.

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Procedimentos de ensino Aula expositiva deverá ser desenvolvida com base nos exercícios apresentados a seguir, extraído do exame ENADE 2009 , ou de questões de outros concursos públicos que contemplem o tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com