TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síndrome De ásperger

Artigo: Síndrome De ásperger. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  1.055 Palavras (5 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 5

SÍNDROME DE ASPERGER

• O que é síndrome de Asperger?

A síndrome de Asperger é frequentemente considerada uma forma altamente funcional de autismo. Pode levar à dificuldade de interagir socialmente, comportamentos repetitivos e falta de jeito.

• Causas:

Hans Asperger rotulou esse transtorno como "psicopatia autista" em 1944. A causa exata é desconhecida. É mais provável que uma anormalidade no cérebro seja a causa da síndrome.

Fatores genéticos podem desempenhar seu papel, pois o transtorno tende a existir na família. Não foi identificado nenhum gene específico.

A síndrome de Asperger é um transtorno de desenvolvimento pervasivo (TDP) ou perturbação do espectro do autismo (PEA). A principal diferença entre a síndrome de Asperger e o transtorno autista é que a criança com a síndrome não tem atrasos na fala ou cognitivos.

A condição parece ser mais comum em meninos do que em meninas.

Embora indivíduos com síndrome de Asperger freqüentemente tenham dificuldade em termos sociais, muitos têm inteligência acima da média. Eles podem exceder em campos como programação e ciência computacional. Não há atraso no desenvolvimento cognitivo, na capacidade de cuidar de si mesmos ou em termos de curiosidade sobre seu ambiente.

• Exames:

Geralmente, é necessário um médico com experiência em diagnosticar e tratar autismo para fazer o diagnóstico real. Como não há exame físico para síndrome de Asperger, o diagnóstico se baseará em critérios muito específicos de um certo manual médico.

A maioria dos médicos procura por um grupo central de comportamentos para ajudar a diagnosticar a síndrome. Esses comportamentos incluem: Contato visual anormal; Indiferença; Não responder quando é chamado pelo nome; Não usar gestos para apontar ou mostrar; Falta de interatividade; Falta de interesse nos colegas.

Os sintomas podem ser observáveis nos primeiros meses de vida. Os problemas devem ser óbvios aos 3 anos de idade.

Exames físicos, emocionais e mentais são realizados para descartar outras causas e para buscar sinais mais específicos dessa síndrome. A equipe que irá observar seu filho poderá incluir um psicólogo, neurologista, psiquiatra, fonoaudiólogo e outros profissionais especialistas no diagnóstico de crianças com síndrome de Asperger.

• Mais sobre síndrome de Asperger:

Marque uma consulta com seu médico se seu filho: Não responder às pessoas; Falar de forma peculiar ou incomum; Apresentar comportamento que possa levar à automutilação.

• Sintomas de síndrome de asperger:

Indivíduos com síndrome de Asperger se tornam excessivamente focados ou obcecados por um único objeto ou assunto, ignorando todos os outros. Eles querem saber tudo sobre o assunto e, muitas vezes, falam pouco sobre outras coisas.

Crianças com síndrome de Asperger apresentarão muitos fatos sobre seu objeto de interesse, mas parece que não há ponto ou conclusão.

Eles muitas vezes não reconhecem que a outra pessoa perdeu o interesse no assunto.

As áreas de interesse podem ser bastante superficiais, como uma obsessão com horários de trens, listas telefônicas, um aspirador de pó ou coleções de objetos.

Pessoas com Asperger não se isolam do mundo como os autistas. Elas frequentemente abordam outras pessoas. No entanto, seus problemas com a fala e linguagem em um cenário social podem levá-los ao isolamento.

- Sua linguagem corporal pode ser incomum.

- Elas podem falar em um tom monótono e não responder aos comentários ou emoções dos outros.

- Podem não entender sarcasmos ou humor, ou podem levar uma figura de linguagem ao pé da letra.

- Não reconhecem a necessidade de mudar o volume da voz em cenários diferentes.

- Têm problemas com contato visual, expressões faciais, posturas corporais ou gestos (comunicação não verbal).

- Podem ser rotuladas por outras crianças como "esquisitas" ou "estranhas".

Pessoas com síndrome de Asperger têm problemas para se relacionar com crianças da sua idade ou com outros adultos, pois elas:

- São incapazes de responder emocionalmente em interações sociais normais

- Não são flexíveis em termos de rotinas ou rituais

- Têm dificuldade em mostrar, trazer ou apontar objetos de interesse para outras pessoas

- Não expressam prazer em relação à felicidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com