TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TAXAS E TAXAS DE JURO E SEU IMPACTO NA ORGANIZAÇÃO

Projeto de pesquisa: TAXAS E TAXAS DE JURO E SEU IMPACTO NA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.314 Palavras (10 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR 5

2.2 PLANEJAR: 5

2.3 ORGANIZAR: 5

2.4 DIRIGIR: 6

2.5 CONTROLAR:....................................................................................................6

2.6 DEMOSTRAÇÃO GRÁFICA DAS FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR ….........7

3 TAXAS E JUROS E SUA INFLUENCIA NAS ORGANIZAÇÕES..............................7

4 DIFERENÇA ENTRE CUSTOS E DESPESAS........................................................8

5 CONCLUSÃO......................................................................................................... 11

6 REFERÊNCIAS......................................................................................................12

1.INTRODUÇÃO

Nesta análise poderemos contemplar o estudo das funções administrativas (planejar, organizar, dirigir, controlar) e a sua importância no contexto organizacional. Traçar metas precisas e objetivas, definir a maneira como serão executadas reunindo recursos humanos, materiais ou tecnológicos. Liderar, unir e envolver toda a equipe em um mesmo propósito com o objetivo de desempenhar as tarefas com qualidade. Acompanhar o andamento das metas e realizar as correções necessárias, são exemplos de tarefas que fazem parte da função de administrar.

O impacto das taxas e juros nos dias atuais e a relevante conseqüência no dia a dia, tanto das pessoas como das empresas também será visto nesta análise. Por outro lado, nem tudo que reduz no patrimônio líquido da empresa é prejuízo ou despesa, faremos uma análise da importância de diferenciar despesas e custos, e a importância de se fazer investimentos em determinadas áreas para que a organização obtenha retorno verdadeiramente positivo.

Outrossim, é nesse diapasão que este estudo será elaborado, com o intuito de subsidiar o administrador a gerir uma organização, com o foco principal em buscar o equilíbrio dos objetivos das partes que compõem o sistema (empresa) em busca de lucro e de permanência no mercado atual, altamente competitivo.

2.DESENVOLVIMENTO

Administrar requer qualidades múltiplas, exercer as funções do administrador quais sejam - Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar – órgãos da administração pública ou empresas privadas, tendo como objetivo a produtividade e lucratividade é um desafio para o gestor contemporâneo. Visando isso, o administrador avalia os objetivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Diante disso, percebemos que o profissional, não tem apenas esta função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avalia os resultados e corrige os setores e procedimentos que estiverem com problemas, ou seja, controla a amplitude de sua gerência.

É função básica do administrador que a produtividade e os lucros sejam notáveis, é tarefa dele também fiscalizar a produção e, para isto, é necessário que cada etapa do processo, inclusive os equipamentos e materiais envolvidos na produção, sejam controlados para evitar desperdícios e prejuízos para a organização. Para que tudo seja funcional, o administrador também faz um estudo do aproveitamento da mão-de-obra, atuando inclusive, na admissão e contratação dos funcionários, estabelece as relações da empresa com contratados, tudo objetivando garantir o sucesso anteriormente planejado.

Não obstante, a área financeira também faz parte das responsabilidades do administrador. Compete a ele a elaboração e análise de relatórios e tabelas, afim de embasar as tomadas de decisões, com o intuito de se aproximar o máximo possível da eficiência, se não alcançá-la integralmente, e seja capaz de fixar sua organização com eficácia e efetividade diante da sociedade. É necessário que o profissional que vá trabalhar como administrador desenvolva habilidades de liderança, e exerça as formas mais claras de transmissão de ideias, consiga contagiar sua equipe com motivação, dinamismo e pro atividade. A profissão de administrador é historicamente recente e foi regulamentada no Brasil em 9 de setembro de 1965, data em que se comemora o Dia do Administrador.

2.1 FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR

Segundo Araujo (2004), “as funções do gestor foram, num primeiro momento, delimitadas como: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. No entanto, por ser essa classificação bastante difundida, é comum encontrá-la em diversos livros e até mesmo em jornais de forma condensada em quatro categorias. São elas: planejar, organizar, liderar e controlar.

2.2 PLANEJAR:

O planejamento envolve a determinação no presente do que se espera para o futuro da organização, envolvendo quais as decisões deverão ser tomadas, para que as metas e propósitos sejam alcançados. A falta de planejamento pode fomentar a existência de gargalos e impedir que uma organização se movimente de maneira qualificada rumo aos seus interesses. Planejar: “definir o futuro da empresa, principalmente, suas metas, como serão alcançadas e quais são seus propósitos e seus objetivos” (ARAÚJO, 169, 2004).

2.3 ORGANIZAR:

É a forma de coordenar todos os recursos da empresa, sejam eles humanos, financeiros ou materiais, alocando-os da melhor forma segundo o planejamento estabelecido. De modo a sequenciar, podemos dizer que depois de definidas as metas organizacionais, faz se necessário que as atividades sejam adequadas as pessoas exatas e materiais disponíveis. “organizar é o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realização de objetivos. O processo de organizar tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a divisão de um todo em partes ordenadas.” (MAXIMIANO, 111, 2002).

2.4 DIRIGIR:

Liderar é unir e envolver toda a equipe em um mesmo propósito e objetivo, ou seja, é influenciar as pessoas para que trabalhem em um objetivo comum. A importância da influencia do líder sob seus liderados é fundamental,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com