TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TODOS

Dissertações: TODOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

Baseando-se na leitura realizada responda as questões abaixo:

1. Sabe-se que há três principais componentes responsáveis pela poluição de origem natural. Comente de que forma o a poluição causada pelo pólen pode causar prejuízos ao homem?

O pólen pode provocar reações alérgicas nas mucosas do nariz e no tecido conjuntivo dos olhos,o que se manisfesta através de inflamações e secreções de mucos.

2.Qual a relação existente entre a redução dos efeitos da poluição causada pelo pólen e as épocas de chuva?

Em épocas de chuva, a alergia ao pólen diminui,pois devido á umidade as partículas de pólen precipitam,diminuindo sua concentração na atmosfera.

3.Explique, detalhadamente, qual o principal efeito dos terpenos sobre o meio ambiente.

Em regiões muito secas e quentes, as coníferas desprendem uma quantidade tão grande de terpenos, que estes se acumulam na atmosfera e, através de reações fotoquímicas, levam à formação de partículas semelhantes a uma neblina ou névoa. Como conseqüência, pode ocorrer a formação de verdadeiras cúpulas de névoa semelhantes ao “smog” verdadeiro.

4. O que se entende por micotoxinas? Como estas substâncias podem ser prejudiciais ao homem?

Micotoxinas são tóxinas produzidas pelos fungos. Na sua ação de decomposição dos alimentos, os fungos são capazes de produzir metabólitos secundários, não essenciais para sua manutenção primária, mas capazes de atingir outras espécies. Geralmente as micotoxinas estão associadas a grãos armazenados e rações para alimentação animal, especialmente em milho com alto teor de umidade, amendoim milho, soja, trigo, etc. Esses alimentos contaminados por fungos podem liberar suas tóxinas nesses substratos que serão posteriormente consumidos pelo homem. Seu consumo pode representar risco à saúde humana se houver ingestão de grande quantidades ou ingestão continuada. Os sinais e sintomas podem variar de lesão de pele, a sintomas de hepatotoxidade, nefrotoxicidade, neurotoxicidade, hematotoxicidade e genotoxicidade, e até mesmo a morte.

5. Suponhamos que ao se deparar com um alimento notou-se a presença de fungos, produtores de aflotoxinas, em uma certa região, então foi retirada a parte afetada e em seguida o alimento foi consumido. Você considera esta prática adequada? Justifique-se:

Não, pois os alimentos contaminados pela aflotoxinas não são mais aproveitáveis, pois este grupo de micotoxinas resiste ao calor, e não são destruídas nem por fervura nem por cozimento. Também não basta remover o fungo dos alimentos, pois a aflatoxinas se difundem para o interior do substrato. Em queijos e em pães comprovou-se experimentalmente a presença de aflatoxinas até alguns cm abaixo da superfície contaminada.

6. Cite algumas medidas eficientes ao combate das micotoxinas.

O procedimento mais garantido para proteger alimentos e rações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com