TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TREINAMENTO DE FORÇA NA RECUPERAÇÃO DE LESÕES DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR

Exames: TREINAMENTO DE FORÇA NA RECUPERAÇÃO DE LESÕES DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  1.052 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO

O joelho é uma das mais complexas articulações do corpo humano e sua estabilidade é mantida através das contenções estáticas (ligamentos e meniscos) e das contenções dinâmicas (músculos) ( Oliveira, 2009).

Os ligamentos cruzados surgem no embrião por volta do 45º dia de gestação, juntamente com os ligamentos colaterais, aparecendo como um conjunto de células orientadas, simulando os ligamentos cruzados na forma adulta (Castro et al.,2003).

O ligamento cruzado anterior (LCA) assim como o posterior (LCP), são extra-sinoviais, apesar de intra-articulares (Castro et al.,2003). A origem femoral do ligamento cruzado anterior está localizada na parte anterior da eminência intercondilica da tíbia e se insere no côndilo externo do fêmur, dentro da fossa intercondilica (Winkel, et al., 2000)

Os ligamentos cruzados são estruturas ligadas a estabilidade do joelho e estão localizados no centro da articulação (Castro et al.,2003). Embora, a estabilidade articular resulte da correta inter-relação entre todas as estruturas ligamentares (Nunes, et al., 2003), o LCA é responsável por 85% da estabilidade anterior do joelho ( Camanhao,1996). Tal fato deve a sua importância biomecânica que este ligamento exerce nessa articulação Winkel, et al., 2000).

O LCA tem a função primária de impedir que a tíbia se deslocar anteriormente sobre o fêmur (Fuu, et al.,1993). Atua secundariamente na restrição da rotação tibial.

A resistência do LCA varia conforme a idade. Uma análise da resistência do LCA em grupos de idades diferentes verificou que o grupo mais jovem (20 a 35 anos / 2160 ± 157 N) apresentou resistência 30% maior que o 2º grupo (40 a 50anos / 1503 ± 83 N) e três vezes maior que o terceiro grupo (60 a 97 anos / 658 ± 129 N). O LCA suporta carga de aproximadamente 2500N em adultos jovens e em atividades diárias recebe carga de somente 20% do seu limite de resistência máxima (Woo, et al.,1991)

A lesão do ligamento cruzado anterior (LCA) é uma lesão frequente, principalmente em indivíduos que praticam atividades esportivas e vitimas de acidentes automobilísticos (Oliveira, 2009). O rompimento do LCA pode ocorrer principalmente, a partir de, uma queda ou contato direto, quando a pressão ou carga súbita de grande magnitude é aplicada aos ligamentos, movimentos de mudanças súbitas de direção, ou quando uma grande força de desaceleração atravessa a articulação (Kirkley & Mahtadi, 2001). As lesões podem ser classificadas de acordo com o seu grau (Brown &Newmann, 1996).

• Grau I: Ocorre ruptura microscópica da estrutura ligamentar, mas sem perda da integridade articular.

• Grau II: Ocorre ruptura parcial das fibras ligamentares.

• Grau III: Ruptura completa da integridade ligamentar.

Essas lesões podem gerar instabilidade mecânica, que pode levar a contínuos episódios de falseio e a degeneração precoce dessa articulação. Com a lesão do LCA além da instabilidade, ocorre o edema articular, desarranjo de tecidos periarticulares, inibição da musculatura por dor e hipotrofia muscular (Brown &Newmann, 1996).

A maioria dos pacientes com este tipo de lesão são submetidos a cirurgia de reconstrução ligamentar (Lewek, 2002), principalmente aqueles que pretendem manter uma vida fisicamente ativa. Isto se deve a percepção de alterações e limitações na sua vida diária e também pela dificuldade de se estabilizar o joelho com ruptura do LCA através de reforço muscular. Apesar, de os músculos exercerem papel de protetores articulares secundários, o papel do LCA na estabilização anterior da tíbia não consegue ser eficiente substituído pela musculatura (Lima, 2003).

No caso cirúrgico, o ligamento é reconstruído através de um enxerto, utilizando tecidos do próprio indivíduo como seus tendões. As mais comuns utilizam ou o tendão de ísquiotibiais, tendão do quadríceps, sendo este do mesmo joelho ou do joelho contralateral (Brown &Newmann, 1996).

Nos EUA, são realizados todos os anos cerca de 70 mil cirurgias de reconstrução ligamentar e na Dinamarca a cada 10 mil pessoas acima de 50 anos, três são portadores de lesão de LCA (Vilardia,2004)

O objetivo do trabalho é realizar uma revisão bibliográfica do Treinamento de Força na Recuperação de Lesões de Ligamento Cruzado Anterior.

2. Desenvolvimento

O sucesso cirúrgico e do programa de reabilitação resultará no retorno do lesionado tanto as suas atividades diárias como as praticas de atividade físico, o que geralmente ocorre quando a amplitude de movimento e a força muscular parecem estar recuperadas (Keays, 2000).

O ligamento pode até estar anatomicamente íntegro após a cirurgia, mas ser funcionamento ineficaz, o trabalho de força muscular no primeiro momento deverá focar o ganho da funcionalidade (Noronha, 2007). Através do ganho de ADM (arco de movimento), utilizando alongamentos e treinamentos de marcha. Outro fator importante é tendo como objetivo fortalecer a musculatura em especial os isquiostibiais que atuam na contenção dinâmica impedindo o deslocamento anterior da tíbia em relação ao fêmur.

De acordo com o tipo de enxerto utilizado na cirurgia, poderá haver um menor ganho de força na musculatura da qual o tendão foi requisitado. Um ponto importante discutido no estudo de Heijne et al.,2007, foi que a reconstrução do LCA, feita com tendões patelares, resultou num ganho de força significativamente menor no quadríceps desses pacientes em relação a indivíduos com reconstrução com enxertos de isquiossurais, mesmo após intervenção (Heijne, 2007)

No segundo momento, inicia-se um trabalho muscular mais intenso visando aumentar a resistência e a força dos grupos musculares que cruzam o joelho.

O uso de exercícios em cadeia cinemática aberta e fechada ainda causa grande discussão acerca de seus efeitos sobre o enxerto (Risberg, 2004). Os exercícios em cadeia cinemática aberta são definidos como tendo a extremidade distal do membro livre para movimentação, enquanto os de cadeia fechada tem a extremidade distal fixa (Morrissey, 2000).

Como os exercícios em cadeia fechada para a reabilitação do LCA são realizados em apoio sobre o membro é proposto que os mesmos evitariam estresses tensionais excessivos sobre o LCA (protegeriam o enxerto ao realizar uma aproximação das superfícies articulares do joelho) (Morrissey, 2000). Os exercícios de cadeia aberta e fechada são excelentes para aumentar a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com