TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRODUÇÃO

Relatório de pesquisa: TRODUÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/7/2014  •  Relatório de pesquisa  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

TRODUÇÃO

O papel do estagio supervisionado na formação inicial de professores do curso normal de nível médio, visam um olhar critico do ingresso do docente na área de trabalho futura. O estagio é um componente obrigatório da organização curricular das licenciaturas, sendo uma atividade articulada com o trabalho acadêmico.

A relação com a teoria e pratica é uns dos pressupostos apresentados para analise de conteúdos alem da aproximação dos alunos a realidade escolar, o tempo do estagio, o acompanhamento do professor orientador, o impacto da entrada desses estagiários na instituição de ensino e ainda a possibilidade de construir o estagio como projeto de investigação e interação no cotidiano escolar.

Nessa perspectiva, estes pontos foram analisados e fundamentados através de dados coletados. De acordo com os resultados, o papel do estagio na visão do docente em formação esta interagindo com a relação teoria e pratica, com a realidade do cotidiano escolar.

DESENVOLVIMENTO

As novas funções para a educação infantil devem estar associadas a padrões de qualidade. Essa qualidade advém de concepções de desenvolvimento que consideram as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e, mais concretamente, nas interações e práticas sociais que lhes fornecem elementos relacionados às mais diversos linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos para a construção de uma identidade autônoma.

A criança tem um jeito próprio de encarar as novas etapas que vão surgindo em sua vida. Muitas vezes pais e educadores encaram esses acontecimentos com maior dificuldade que a própria criança que está passando por determinada vivência.

O ideal é que o professor tenha algumas atitudes, estratégias e comportamentos que favoreçam uma melhor aceitação e desenvolvimento dessa criança no ambiente escolar e até mesmo no seu dia-a-dia, podendo, inclusive, colocar em prática certos conhecimentos adquiridos, porém de forma meio que inconsciente.

O professor que atua na educação infantil deve ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares. É importante que busque compreender melhor o mundo infantil e a aceitação da criança nessa nova experiência.

No conjunto de eixos a serem observados, a atenção será direcionada a prática pedagógica, a relação professor-aluno, o seu funcionamento e as relações de amizade na escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com