TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tabagismo

Por:   •  6/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 2

CONSEQUÊNCIAS DO TABAGISMO E ETILISMO NA CAVIDADE BUCAL

        O tabaco é uma planta cuja espécie mais conhecida é a Nicotina tabacum, encontrada comercialmente em charutos, cigarros, cigarrilhas, fumo para cachimbo e tabaco mascável. Além de várias doenças de ordem sistêmicas, o tabagismo vem sido associado à doença periodontal (doença que afeta os tecidos de suporte dos dentes –osso, ligamento periodontal, cemento radicular e gengiva). O fumo vem sido considerado, inclusive, um fator de risco para a doença periodontal, sendo que pacientes fumantes desenvolvem a doença com mais severidade. Estudos clínicos tem demonstrado também que fumantes respondem menos favoravelmente ao tratamento periodontal do que não fumantes. Este evento ocorre, dentre outros fatores, porque a nicotina existente no tabaco causa alterações na função dos fibroblastos (células responsáveis pela formação de colágeno – essenciais na formação de tecido de reparação). A nicotina diminui também a formação de osteoblastos (células responsáveis pela formação de novo osso). Desta forma, estes indivíduos tem também uma rápida progressão da doença levando, em muitos casos, a perda dos dentes.

        Outra consequência deletéria do uso do tabaco é o câncer bucal. O câncer bucal acomete principalmente pessoas brancas e lábio inferior. O principal sintoma do câncer de boca é o aparecimento de feridas que não cicatrizam em uma semana. O uso do tabaco juntamente com o etanol (álcool) aumenta mais ainda o aparecimento de tal patologia. A maioria das pessoas sabe que o uso excessivo de etanol pode causar problemas à saúde. Mas muitas pessoas não sabem que o uso de etanol pode aumentar o riso de câncer. Diversos estudos tem mostrado que o etanol é um fator de risco para o carcinoma espinocelular, que é o tipo de câncer mais comum na cavidade bucal. Provavelmente este evento ocorre porque determinadas concentrações de etanol podem aumentar a permeabilidade da mucosa bucal, potencializando o efeito de carcinógenos. Outra explicação é que o etanol pode atuar como irritante, especialmente na boca e garganta. As células danificadas podem tentar se reparar e levar a alterações do DNA, dando início ao câncer.

        Qualquer vício traz inúmeros males ao organismo, na impossibilidade de abandoná-lo, o controle com profissionais capacitados para prevenir suas consequências deletérias não pode ser desprezado.

Por Dra. Fernanda Guerra Velasco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (84.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com