TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tacografo

Artigos Científicos: Tacografo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  3.893 Palavras (16 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 16

APRESENTAÇÃO DO INSTRUMENTO

FOTOS

ESQUEMAS

Componentes externos

A – Lâmpada para controle de funcionamento(apenas Kienzle);

B – Odômetro parcial em km

C – Botão para teste de funcionamento e funções de aviso (apenas alguns Veeder-Roots);

D – Botão para ajustar funções de serviço (dois botões para dois motoristas (condutores);

E – Luz-piloto (de aviso) de velocidade alta (essa luz também é usada para controlar o funcionamento das unidades Veeder-Root);

F – Relógio;

G – Trava (Trinco).

Componentes internos:

Veeder-Root

1 – Placa separadora (separa os dois discos de tacógrafo nos equipamentos para dois motoristas (condutores);

2 – Lâmpada;

3 – Botões para calibragem

4 – Botões para ajustar aviso de velocidade;

5 – Vedação;

6 – Traçador para registrar velocidade;

7 – Traçador para registrar tempo de serviço;

8 – Traçador para registrar quilometragem;

9 – Tomada para autoteste;

10 – Placa de identificação;

11 – Pino central para disco de tacógrafo;

12 – Lâmpada;

13 – Roda recartilhada para ajustar relógio.

CARACTERÍSTICAS

O que é tacógrafo:

O tacógrafo é um aparelho que registra através de um mecanismo mecânico preciso de três ou quatro agulhas com ponta de safira, a distância percorrida, vibração e velocidade do veículo em um gráfico em forma de disco. Na legislação brasileira o tacógrafo é denominado “ registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo”.

Basicamente existem 2 tipos de tacógrafos com 2 sub-divisões, os tacógrafos podem ser mecânicos ou eletrônicos com a sub-divisão de ser diário ou semanal. Os tacógrafos mecânicos ou eletrônicos podem ser tanto de uso diário ou uso semanal. Vamos primeiro conhecer os tacógrafos mecânicos e eletrônicos:

Mecânicos

A característica básica de um tacógrafo mecânico e que o seu funcionamento é ocasionado por um cabo mecânico que é acoplado na saída da caixa de cambio até a entrada na parte traseira do aparelho de tacógrafo. Em sua maioria, é necessário o uso de um redutor angular na saída da caixa de câmbio que confere um funcionamento preciso do tacógrafo em relação ao deslocamento do veículo. Para a utilização deste redutor angular, é necessário aferir o veículo com um equipamento especial, onde encontramos a constante determinada “W”. Em posse do valor desta constante, instalamos o redutor-angular com o valor igual ou mais próximo desta constante.

Eletrônicos

A característica fundamental do tacógrafo eletrônico é a abolição completa do uso de cabo mecânico, e sim a utilização de cabo elétrico. Na saída da caixa de câmbio é instalado um gerador de pulso (ou sensor) que envia pulsos em hertz para o tacógrafo que por sua vez interpreta esses pulsos e transforma em movimento através dos motores de passo contidos em seu interior. A regulagem do “W” do veículo no caso do tacógrafo eletrônico é efetuada através de regulagem no próprio aparelho de tacógrafo, dispensando assim o uso de redutor angular.

Conhecendo melhor a constante “W”.

A constante W é um valor que determina a aferição do tacógrafo, pois cada veículo, mesmo sendo da mesma marca, pode ter características diferentes. Vamos ao seguinte exemplo : Dois veículos de marca e características iguais podem ter seus pneus mudados para atender um modal específico de transporte, um usa pneu 295 e o outro usa pneu 1100. O w neste caso vai ser diferente de um veículo para o outro. E a forma de encontrar esse w verdadeiro é aferindo cada veículo. Sendo assim, toda vez que se troca a bitola dos pneus é necessário a re-aferição do veículo para corrigir essa diferença. É recomendado também que se afira o veículo toda vez que ocorrer a troca da caixa de câmbio e diferencial.

Sub-divisão diário ou semanal.

A característica básica de diferenciação de um tacógrafo diário ou semanal é na tampa interna do aparelho de tacógrafo.

Diário

No diário, o receptáculo do disco tem um acoplamento oblongo com uma lingüeta de pressão onde se encaixa perfeitamente o disco.

Semanal

No semanal o receptáculo é um pequeno tubo redondo com uma trava destacável em forma de anel.

Não existe no Brasil determinação legal para utilização de tacógrafo diário ou semanal, mas por uma questão prática as empresas utilizam tacógrafos diários para ônibus e tacógrafos semanais para os caminhões, mas não muito raro encontram-se tacógrafos diários em caminhões e tacógrafos semanais em ônibus (principalmente nos de turismo).

Discos de tacógrafos:

O disco de tacógrafo é uma folha de papel reciclado com uma camada de cera e outra de tinta em sua superfície obedecendo uma impressão gráfica padronizada. Se observarmos atentamente perceberemos que o disco é um gráfico em branco aguardando o registro de movimento. Como exemplo similar podemos citar os aparelhos de eletroencéfalograma dos hospitais. Quando o disco é instalado no tacógrafo as agulhas “removem” a cera depositada na folha deixando assim uma marca característica que podemos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com