TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxa de juros e de crédito

Seminário: Taxa de juros e de crédito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  Seminário  •  5.272 Palavras (22 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 22

7 - Taxa de juros e crédito: influência na economia real (percepção dos agentes econômicos).

5/9/2013 às 09h45 (Atualizado em 5/9/2013 às 14h35)

Expansão do crédito e crescimento da renda irá estimular consumo das famílias, avalia Banco Central

Comitê diz que demanda doméstica deverá se apresentar “relativamente robusta”

A ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) avaliou que a demanda doméstica deverá se apresentar “relativamente robusta” neste semestre. O dumento foi divulgado nesta quinta-feira (5). O BC (Banco Central) afirma que principalmente o consumo das famílias será estimulado, no período, pelo crescimento da renda e expansão moderada do crédito.

Porém, o comitê afirmou que o frágil cenário internacional poderá impactar negativamente o consumo. A ata também mostrou a preocupação com o aumento geral de preços. O BC enfatizou que “taxas de inflação elevadas subtraem o poder de compra de salários e de transferências, com repercussões negativas sobre a confiança das famílias”.

Ainda de acordo com o órgão, [taxas de inflação altas] “reduzem o potencial de crescimento da economia, bem como de geração de empregos e de renda”.

http://noticias.r7.com/economia/expansao-do-credito-e-crescimento-da-renda-ira-estimular-consumo-das-familias-avalia-banco-central-05092013

28/08/2013 19h39 - Atualizado em 28/08/2013 20h52

Com alta de juros, 'nova' poupança volta a render mais de 6,17% ao ano

Regra anterior de remuneração retorna com juros acima de 8,5% ao ano.

Quase 110 milhões de pessoas tinham poupança no fechamento de 2012.

Alexandro MartelloDo G1, em Brasília

Tweet

Após cerca de 15 meses, a caderneta de poupança volta a registrar um rendimento de 6,17% ao ano independentemente da variação da Taxa Referencial (TR). Isso acontece porque os juros básicos da economia brasileira, fixados pelo Banco Central, avançaram para 9% ao ano.

Em maio do ano passado, o governo mudou as regras de remuneração da poupança. O rendimento passou a ser atrelado aos juros básicos da economia, rendendo 70% da aplicação, mais a Taxa Referencial, quando a taxa básica fixada pelo Banco Central estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano. Isso para aplicações feitas de 4 de maio de 2012 em diante (nova poupança).

Até então, com a Selic em 8,5% ao ano, o rendimento da poupança, para as "novas aplicações", estava em 5,95% ao ano, mais a variação da taxa referencial – que está em zero ou pouco acima disso (rendendo, somente para alguns vencimentos, 6,17% ao ano).

Atratividade da poupança

O vice-presidente da Associação de Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel Ribeiro de Oliveira, avalia que a poupança ainda é interessante com a alta dos juros - que também tornam mais atrativas as aplicações em fundos de renda fixa.

"Toda vez que a Selic sobe, você torna atrativos os fundos de renda fixa. Mesmo com a subida do juro básico, que vai faz com que os fundos passem a ter mais valorização, a poupança vai continuar se destacando porque não tem Imposto de Renda e nem e taxa de administração", avaliou ele.

Segundo cálculos da Anefac, a poupança só perde para os fundos, independente do prazo de resgate, quando a taxa de administração cobrada pelos fundos for a mais baixa (de 0,50% ao ano) normalmente para aplicações de valores maiores acima de R$ 50 mil.

Fundo de reserva

Especialistas avaliam que, independente do rendimento, a caderneta de poupança ainda é uma boa opção de investimento para pequenos poupadores, para pessoas que buscam aplicações de curto prazo ou que procuram formar um "fundo de reserva" para emergências – uma vez que não há incidência do Imposto de Renda.

Nos fundos de investimento, ou até mesmo no Tesouro Direto, programa do governo de compra de títulos públicos pela internet, há cobrança do IR e, na maior parte dos casos, de taxa de administração. Nos fundos de investimento e no Tesouro Direto, o IR incide com alíquota regressiva, ou seja, quanto mais tempo os recursos ficarem aplicados, menor é o valor da alíquota incidente no resgate.

Número de poupadores

Dados do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), consolidadas pelo Banco Central, mostram que a caderneta de poupança continua atraindo milhões de pessoas. No fim de 2012 (último dado disponível), 108,9 milhões de pessoas possuíam valores depositados na caderneta de poupança.

Os números mostram que houve crescimento no ano passado, mesmo com a alteração nas regras do rendimento da poupança, visto que, no fechamento de 2011, o número de poupadores estava em 97,9 milhões de pessoas.

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2013/08/com-alta-de-juros-nova-poupanca-volta-render-mais-de-617-ao-ano.html

Taxas de juros para crédito pessoal chegam a 989% ao ano; compare13

As taxas de juros para crédito pessoal chegam a 988,66% ao ano, segundo levantamento feito pelo Banco Central (BC) com dados de julho. O Daycoval, especializado no atendimento a pequenas e médias empresas, é o banco que cobra os juros mais altos do mercado nessa modalidade.

As taxas informadas pelos bancos ao BC são pré-fixadas, ou seja, embutidas no valor das parcelas a serem pagas.

O banco estatal argentino (Banco de la Nación Argentina), com uma pequena operação no Brasil, possui as taxas mais baixas do mercado (1,45% ao ano).

As taxas de juros cobradas pelos bancos brasileiros são frequentemente motivo de reclamação dos clientes. Por não terem um limite máximo estabelecido, as instituições são livres para aplicar as taxas que preferirem.

Fonte: Matheus Lombardi

Do UOL, em São Paulo

Data: 16/07/201312h01

Link: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/07/16/taxas-de-juros-para-emprestimo-pessoal-chegam-a-989-ao-ano-compare.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com