TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Taxas De Juros

Monografias: Taxas De Juros. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  626 Palavras (3 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 3

Taxas e Juros

Taxa de Juro: Corresponde à remuneração de um determinado valor/capital aplicado por um prazo determinado. As taxas de juro são divididas em dois tipos:

• Juros Simples: Quando a remuneração do valor aplicado é diretamente proporcional ao seu valor e ao tempo de aplicação. Por exemplo: uma aplicação de 1.000,00 pelo prazo de 3 anos e à taxa de 12% ao ano, resulta em um juros de 360,00 (juros = 1.000,00 * 3 * 12/100).

• Juros Compostos: Quando o juro gerado pela aplicação será incorporado à mesma, passando a participar do cálculo do juros do período seguinte. Diz-se então que os juros são capitalizados, pois não só o valor inicial rende juros, como também os juros devidos são calculados sobre os juros formados anteriormente. Os juros compostos são mais utilizados pelo mercado financeiro, pois refletem melhor a realidade. A maioria das operações financeiras (empréstimos pessoais, compras à prazo, etc.) utiliza juros compostos e valores iguais nas prestações (a "famosa" Tabela Price). Esta forma é mais difícil de calcularmos os juros, uma vez que os cálculos utilizam exponenciação, e nós, seres humanos, temos mais dificuldades para calcularmos mentalmente este tipo de operação. Por isso muitas vezes não sabemos por exemplo, quanto é o juro cobrado numa operação deste tipo:

Valor à vista=1.000,00 podendo pagar em 3 vezes de 350,00, sendo a primeira paga no ato. Suponhamos que a poupança esteja remunerando mensalmente à uma taxa de 1,5%. O que será melhor, pagar à vista, ou deixar o dinheiro aplicado e ir retirando as prestações ? Utilize os nossos cálculos, e verificará que neste caso é melhor pagar à vista.

Taxa Efetiva e Nominal: Uma taxa de juro é considerada nominal quando o prazo de incorporação de juros não coincide com aquele que a taxa se refere. É comum no dia-a-dia apresentar a taxa nominal, porém para o cálculo dos juros é utilizada a taxa efetiva. Por exemplo, uma taxa de juros nominal de 6 % ao ano, corresponde a uma taxa efetiva de 0,5 % ao mês (= 6/12). Se calcularmos a taxa efetiva anual teremos 6,1678% ao ano, conforme fórmulas ao final.

Taxas Equivalentes (ou Capitalizada): Duas taxas são equivalentes se, considerados o mesmo prazo e o mesmo valor, é indiferente aplicar uma ou outra taxa. Por exemplo, uma taxa de juros de 0,5 % ao mês é equivalente a 6,1678% ao ano.

Fonte (Nov/2013): http://www.juroreal.com.br/conceits.htm

Exemplos:

1. Encontrar as taxas equivalentes (capitalizadas) a partir de uma taxa efetiva dada:

. Aumentando o tempo

(1+i)^(n) -1

. Diminuindo o Tempo

(1+i)^(1/n) -1

I = taxa

N = tempo

Bem, dito isso, vamos lá.

a) 2,6% (ou 0,026) ao mês. Encontrar a taxa ao dia (diminuindo o tempo).

Veja que um mês tem 30 dias, e temos que diminuir a taxa, pois temos o valor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com