TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teamo

Resenha: Teamo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Resenha  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Seja no campo empresarial ou em outras formas de exercício profissional o assistente social, , tem como objetivo amparar pessoas que de alguma forma não tem total acesso à cidadania, ajudando-os a resolver problemas ligados a educação, habitação, emprego, saúde. É uma voltada para a promoção do bem-estar físico, psicológico e social. Este profissional pode trabalhar em empresas privadas, órgãos públicos e ONGs orientando e acompanhando pessoas e desenvolvendo programas de assistência dirigidos a diversos públicos como crianças em situação de risco, populações com poucos recursos financeiros ou afetados por catástrofes naturais, idosos, etc. O trabalho em Organizações Não Governamentais (ONG) se inscreve no que é denominado de terceiro setor da economia, ou seja, entidades civis sem fins lucrativos que trabalham com atividades relacionadas com os temas sociais de que se ocupam as políticas públicas (saúde, educação, segurança pública, habitação, etc). O primeiro Setor se refere à administração pública direta e o Segundo à iniciativa privada.

As ONGs configuraram-se como um dos mercados de trabalho para o assistente social, dada a natureza de suas funções. ia do Assistente Social é comemorado em 15 de maio.

Compreende o significado social da profissão e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade, identificando das demandas presentes na sociedade, com vistas na formulação de respostas profissionais para o enfrentamento da questão social, nas dimensões - público e o privado.

O Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas “questão social”

O Assistente Social/Bacharel em Serviço Social é o profissional qualificado que, privilegiando uma intervenção investigativa, através da pesquisa e análise da realidade social, atua na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que visam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

Os campos de atuação profissional podem ser: hospitais, escolas, creches, clínicas, centros de convivência; administrações municipais, estaduais e federais; serviços de proteção judiciária; conselhos de direitos e de gestão; instâncias de defesa e de representação política.

A profissão surge com a ascensão da sociedade burguesa e o aparecimento de classe sociais, nos Estados Unidos, no século XIX, pois a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. No momento, não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão.

Por volta de 1936 iniciou o processo de industrialização intensa e urbanização no Brasil, como parte das estratégias do Estado, para atender às demandas da questão social, via execução direta das políticas sociais.

Antes do surgimento da profissão houve três grandes marcos históricos:

-

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com