TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnolgia De Informação

Tese: Tecnolgia De Informação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Tese  •  784 Palavras (4 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 4

Passo 2: A tecnologia não funciona apenas como mera ferramenta de produção ou de informação. Ela constitui tudo o que nos permite fazer de maneira mais eficiente e eficaz. A tecnologia permite reconfigurar os recursos com o que a empresa trabalha, provocando forte impacto sobre os controles administrativos e influênciando na importância concedida as diversas funções da empresa.

Na medida em que a tecnologia é mutável, a empresa precisa arranjar-se a cada momento para poder acompanhar as inovações tecnológicas e utilizá-las adequadamente. Estas trazem como consequência a mudança organizacional da empresa. As conclusões de pesquisas indicam que a tecnologia influencia poderosamente a estrutura e o comportamento organiacional, bem como o próprio estilo de administração da empresa.

A tecnologia nada mais é que o conjunto de métodos e processos, ferramentas e equipamentos usados para obter um determinado resultado por meio dos recursos disponíveis. No mundo moderno , a tecnologia é um dos mais importantes aspectos da empresa. E o administrador precisa saber tirar o maior proveito possível dela, pois nunca como hoje a tecnologia fez profundas mudanças nas empresas e nas maneiras de trabalhar.

Definir uma estratégia de inovação requer equilíbrio de abordagens para garantir a eficiente alocação dos recursos e mudanças comportamentais, a fim de permitir que o programa de inovação se desenvolva e prospere. Uma das abordagens é a estratégia de inovação adotada por uma empresa inovadora que procura ser a primeira a inovar no mercado com nova tecnologia, aplicação ou modelo de negócios.Outra abordagem estratégica é a praticada por uma empresa que deseja evitar o alto risco e custos elevados de ser a primeira a inovar no mercado, mas mesmo assim conquistar clientes, seguindo rapidamente os passos das empresas líderes. Uma terceira abordagem é a estratégia adotada por empresas que conseguem criar nova tendência mediante lançamento de tecnologia inovadora ou atributo indispensável no mercado. Em complemento a essas abordagens, a empresa deve incluir em sua estratégia, o tipo de inovação que pretende enfocar bem como o grau de intensidade que deve ser aplicado ao tipo de inovação escolhido

Para que a estratégia de inovação produza os resultados desejados, é necessária a análise do seu grau de alinhamento com a estratégia de negócios.

Diferentes estratégias são utilizadas pelas organizações para potencializar seu desempenho por meio da inovação. A definição de uma estratégia de inovação tem como objetivo determinar qual o papel da inovação no direcionamento estratégico, de forma que as práticas de inovação possam colaborar com a melhoria do desempenho organizacional e para o alcance dos objetivos de negócio; com isso, destaca-se a preocupação de alguns autores em definir uma tipologia para as estratégias de inovação.

De acordo com Freeman, as empresas podem se posicionar estrategicamente para a inovação de seis diferentes formas: ofensiva, defensiva, imitativa, dependente, tradicional e oportunista. As estratégias não são exclusivas e as empresas acabam adotando gradações ou combinações de diferentes alternativas:

▼ A estratégia ofensiva é adotada por uma empresa que visa a liderança, entre seus concorrentes, tanto no mercado como em tecnologia.

▼ A estratégia defensiva é adotada por empresas que investem em pesquisa intensivamente e estão prontas a reagir a inovações lançadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com