TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teiria De Vigostky

Artigos Científicos: Teiria De Vigostky. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

TEORIA DE VYGOTSKY

Vygotsky foi o principal psicólogo da antiga União Soviética. Sua curta existência e a qualidade de sua obra permitiu que ele fosse comparado ao compositor Mozart.

Apesar da influencia marcante de seus ideais pedagógicos, seus textos só foram conhecidos no Ocidente graças ao interesse do psicólogo americano Bruner e pela divulgação de seus discípulo Alexandre Luria em congressos internacionais, a partir de 19632.;

Foi o primeiro a chamar atenção à importância do envolvimento ambiental no desenvolvimento da criança e no processo de formação da mente. Sua metodologia não abria mão da relação teoria – pratica.

Para a Psicologia Cognitiva, sua obra é relevante por ir alem da simplificação behaviorista, bem como por complementar as etapas do desenvolvimento intelectual, entendidas ate então somente pela vida genética –Piaget.

A participação do aluno no processo de aprendizagem aponta para importância de intenção social indivíduo em suas diversas fases de crescimento, mostrando que a mente depende do contato estreito com a comunidade para sua efetiva manutenção.

1) A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE

O entendimento da relação entre aprendizado e desenvolvimento ajuda á aplicação correta das teorias educacionais. Para apresentar suas idéias, resolveu primeiro analisar outras teorias que também trabalhavam sobre o desenvolvimento mental.

De todas, a que mais se destaca é a teoria de Piaget, nas quais o desenvolvimento é concebido independente da aprendizagem. Segundo essas perspectivas, o domínio do pensamento formal e lógico ocorreria por si mesmo, sem a interferência do ensino.

Depois de analisar esta e outras teorias, concluiu que não satisfaziam a compreensão da relação entre aprendizado e desenvolvimento. A seu ver a solução deveria ser encarado sobre dois aspectos: geral e particular.

1º) O aprendizado não começa na escola, vem desde o nascimento.

2º) A partir daí, aprendizado e desenvolvimento encontram-se interligados.

2)DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

O desenvolvimento, a partir de educação formal, passa a se desenvolver em dois níveis: real e potencial.

O REAL: é aquele que a criança consegue resolver por si mesma os problemas que lhe são propostos. Retrata o amadurecimento consolidado.

O POTENCIA: a criança só são capas de alcançar uma resposta com a ajuda do outro.

Apontam para o desenvolvimento mental que pode ser adquirido.

ZDP: Entre esses dois patamares há uma zona de desenvolvimento proximal que indica ate onde o aprendiz pode chegar na sua etapa atual de crescimento. A ZDP corresponde as funções que estão em manutenção.

VYGOTSKY E A EDUCAÇÃO

Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem. Sua questão central é aquisição de conhecimentos pela interação sujeito – meio.

MEDIAÇÃO: enquanto sujeito do conhecimento, o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado. Enfatiza a construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com