TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teocentrismo

Artigo: Teocentrismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  Artigo  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 6

Teocentrismo

O teocentrismo, do grego theos ("Deus") e kentron ("centro"), é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana.

Neste sentido tudo o que acontece, de bom ou de ruim, depende da vontade divina.

Esta ideia foi muito propagada durante a idade média, o que fazia com que as pessoas justificassem as suas condições de vida através do querer divino. Se alguns tinham mais que outros, isto deveria ser "aceito", por tratar de uma vontade divina.

Definição

Teo = Deus

Centrismo = Centro

Teocentrismo - Deus é o centro, ou seja, o mundo anda conforme dita Deus (religião), teocentrismo é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana. Contrapõe-se ao antropocentrismo que e o homem no centro de tudo.

Significado

Teo = Religião, Deus.

Centrismo = Centro.

Ou seja, a religião no centro, Deus no centro.

É uma filosofia que crer em que Deus é o centro de tudo.

Onde estar o teocentrismo?

Durante o feudalismo na idade média a ideologia religiosa estava baseada em Deus no centro de tudo. Ideia essa imposta pelo poderoso clero apenas como um mecanismo de manipulação em massa. A verdade de Deus sendo usada para benefício de poucos e controle de muitos. O tempo passou e os sistemas sociais mudaram, mas a distorção dessa verdade continua a mesma.

Onde está o teocentrismo hoje?

Como uma das verdades mais básicas do cristianismo descrita de Gênesis ao Apocalipse pode estar desaparecendo? Muitos nem percebem esse desvio no caminho, mas basta olharmos para dois pontos para vermos o quão longe da ideia de Deus a sociedade tem caminhado. Culto e oração.

Um culto para cada dia da semana. Nos finais de semana podemos até escolher o turno. Pessoas sendo atraídas para dentro das instituições. Programas de rádio e televisão com cultos ao vivo. Você nem precisa sair de casa. Até parece que Deus está no centro de tudo isso, mas nem sempre é assim. Entendo que Deus deveria estar no centro de tudo, principalmente dos cultos. Como a palavra (culto) já diz, naquele momento deveríamos cultuar a Deus. Adorá-lo em espírito e em verdade. Louvando-o em sua presença. Estamos no culto para oferecer nossas vidas como adoração a Deus, mas não é isso que tem atraído milhões de pessoas para dentro das igrejas.

Pessoas estão “cultuando” a Deus esperando receber algo e muitas vezes sem oferecer nada. Estamos em busca por bênçãos, milagres e tudo que Deus puder oferecer. Tudo isso para beneficio nosso. O tempo que deveria ser de culto a Deus torna-se um culto ao eu. Criamos uma espécie de umbanda cristã. Vamos a Deus com pedidos egoístas e tentamos agradá-lo com rituais e boas ações esperando receber algo em troca. Transformamos nossas igrejas em terreiros, onde espírito santo vai descer e dar aquilo que eu acho que preciso para ser feliz. Destruímos a humildade e o altruísmo. Trocamos o teocentrismo pelo antropocentrismo, pois Deus não está no centro Eu estou.

E o que falar das orações? Pedidos, pedidos e mais pedidos. Um agradecimento no almoço, talvez outro na hora de dormir e só. Esquecemos que podemos louvar e adorar a Deus através da oração. Esquecemos-nos de cultivar um relacionamento intimo e confessar pecados. De novo estamos nos colocando no centro. A oração começa e termina em nós. Usamos o nome de Jesus apenas como uma senha para o deus-gênio sair da lâmpada mágica e realizar nossos pobres desejos. Isso não é teocentrismo. Isso não é cristianismo!

Não podemos deixar esse valor teocêntrico morrer. Glória a Deus que existem igrejas que vivem e ensinam esse valor aos cristãos. Quando Deus está no centro, todos nós estamos em volta dele em um círculo. Todos separados dele pela mesma distância do raio do pecado. Viver teocentrismo é viver em humildade. Cultuando a Deus sem esperar receber nada. Agradecendo e louvando por tudo que Ele é. Mantendo um relacionamento íntimo através da oração. Tendo a noção que somos todos iguais e não merecemos nada! Mas Deus é tão bom, misericordioso e gracioso que vai continuar cuidando e trabalhando por nós.

Por uma vida centrada em Deus, não em mim!

Teocentrismo. O Que É Isso?

“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Rm 11.36 (ARA)

Vivemos na era do antropocentrismo, pois tentam colocar o homem como alvo e centro de tudo. Consequentemente, também vivenciamos a crise da transloucada tentativa de tirar de Deus a centralidade de todas as coisas. O Teocentrismo percebe, entende, reconhece, compreende, enxerga, vislumbra, aponta e ver claramente que Deus é o Centro de tudo. Deus não é "um grande", Ele é o Único em Grandeza. O Senhor não tem rival nem sucessor (Is 43.11-13).

Retrato do antropocentrismo hodierno, onde o homem procura ser o centro de tudo.

O apóstolo Paulo faz uma séria advertência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com