TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contingencia

Artigo: Teoria Da Contingencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquisa de Lawrence e Lorsch sobre o ambiente

• Paul R. Lawrence e Jay W. Loesch fizeram uma pesquisa sobre o defrontamento entre organização e ambiente que marca o aparecimento da Teoria da Contingência.

• Este nome derivou desta pesquisa. Estes autores, preocupados com as características que as empresas devem ter para enfrentar com eficiência as diferentes condições externas, tecnológicas e de mercado, fizeram uma pesquisa sobre três empresas com diferentes meios industriais (plásticos alimentos empacotados e recipientes/containers).

• Os autores concluíram que os problemas organizacionais básicos são: a diferenciação e a integração.

• Conceito de diferenciação : consiste na divisão em subsistemas ou departamentos, em que cada departamento desempenha a sua parte correspondente no ambiente e que é relevante para o desempenho da sua tarefa.

• Conceito de Integração : processo que contém o esforço convergente e unificado dos diversos departamentos para atingir os objectivos globais da organização.

Integração requerida e Diferenciação requerida referem-se a predições do ambiente da empresa que mais se aproxima das características requeridas pelo ambiente, onde terá mais sucesso do que a empresa que se afasta muito delas.

Em resumo, a Teoria da Contingência explica que não há nada de absoluto nos princípios da administração. Os aspectos universais e normativos devem ser substituídos pelo critério de ajuste entre cada organização e seu ambiente e tecnologia.

Pesquisa de Woodward sobre a Tecnologia.

• Joan Woodward organizou uma pesquisa para saber se os princípios da administração propostos pelas teorias administrativas se relacionavam com êxito do negócio quando colocados em prática.

A pesquisa envolveu 100 empresas de vários tipos de negócios, nas quais foram classificadas em três grupos de tecnologia de produção: produção unitária ou oficina, produção em massa e produção continua.

Produção unitária: A produção é feita por em pequenas quantidades, cada produto a seu tempo sendo modificado à medida que é feito.

Produção em massa: A produção é feita em grande quantidade.

Produção contínua: Produção em processamento contínuo em que um ou poucos operários monitorizam um processo total ou parcialmente automático de produção.

Em resumo, há um imperativo tecnológico, isto é, a tecnologia adotada pela empresa determina a sua estrutura e comportamento organizacional.

Conclusão:

• Esta pesquisa mostrou que não existe uma única maneira de melhor de organizar, em vez disso, as organizações precisam ser sistematicamente ajustadas às condições ambientais.

• Assim a Teoria da Contingência apresentam os seguintes aspectos básicos: a organização é de natureza sistêmica; ela é um sistema aberto. As variáveis organizacionais apresentam um complexo inter-relacionamento entre si e com o ambiente.

• Para se ter boas medidas na administração são necessárias ter além de diferentes tipos de enfoques, tarefas e organizações, se analisarem principalmente o ambiente o qual

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com