TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Contingencia

Casos: Teoria Da Contingencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

Teoria da Contingência

A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.

1. Origem da Teoria Contingencial

• A teoria da contingência surgiu a partir das diversas pesquisas que foram efetuadas, tendo estas como objetivo principal perceber se as organizações seguiam um modelo de teoria clássico ;

• O que se pode verificar é que não existia uma única forma de gestão adequada, mas sim múltiplas formas adequadas de se gerir.

Nova concepção organizacional , na qual a sua estrutura e o seu funcionamento são dependentes do ambiente que as rodeia, isto é, de contingências externas. Ora, são essas mesmas contingências que podem ser consideradas, tanto benéficas como entraves que influenciam a estrutura e o funcionamento das organizações.

2. Ambiente

Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente uma organização (ou um sistema). É o contexto dentro do qual uma organização está inserida. Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com seu ambiente. Isto faz com que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organização.

Como o ambiente é vasto, complexo, envolvendo tudo o mais ao redor da organização, ele pode ser analisado em dois segmentos:

1. 1 Ambiente Geral: é o macroambiente, ou seja, o ambiente genérico e comum a todas as organizações. O ambiente geral é constituído de um conjunto de condições semelhantes para todas as organizações. As principais dessas condições são: tecnológicas; econômicas; políticas; legais; demográficas; ecológicas; culturais.

1.2 Ambiente de Tarefa: é o ambiente mais próximo e imediato de cada organização. É o segmento do ambiente geral do qual uma determinada organização extrai as suas entradas e deposita suas saídas. O ambiente tarefa é constituído por: fornecedores de entrada; clientes ou usuários; concorrentes; entidades reguladoras.

O grande problema com que as organizações de hoje se defrontam é a incerteza. Aliás, a incerteza é o grande desafio atual da Administração. Contudo, a incerteza não está no ambiente. A incerteza está na percepção e na interpretação das organizações e não na realidade ambiental percebida. Parece mais adequado falar-se em incerteza na organização, pois o mesmo ambiente pode ser percebido de maneiras diferentes por duas organizações.

3. Tecnologia

Sob um ponto de vista administrativo, consideraremos a tecnologia como algo que se desenvolve predominantemente nas organizações, em geral, e nas empresas, em particular, através de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre o significado e execução de tarefas –

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com