TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Da Relatividade

Monografias: Teoria Da Relatividade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 5

• Einstein, no dia 4 de novembro de 1915 apresentou a Teoria da Relatividade na qual afirmava que todas as tentativas para esclarecer a estrutura do Universo tinham se baseado numa suposição falsa. Os cientistas julgavam que o que parecia verdadeiro a eles, quando observavam o Universo de sua posição relativa, devia ser verdadeiro para todos os que observavam o Universo de todos os outros pontos de vista.

• Einstein não acreditava nessa verdade absoluta. Para ele, uma paisagem podia ser uma coisa para o pedestre, outra coisa totalmente diversa para o motorista e ainda outra coisa diferente ao aviador. A verdade absoluta só poderia ser determinada pela soma de TODAS observações relativas.

• Para Einstein tudo se acha em movimento e não em repouso como Newton afirmou.

• Einstein explicava que as velocidades dos diversos corpos em movimento no Universo são relativas umas às outras. A única exceção a essa relatividade do movimento era a velocidade constante da luz. Além da velocidade a lei da relatividade aplica-se à DIREÇÃO de um corpo em movimento. Todas as trajetórias de um corpo em movimento eram relativas aos pontos de onde se observava o deslocamento desse corpo. O terceiro fator na relatividade era o TAMANHO DE UM CORPO EM MOVIMENTO. Ex. Uma vara que mede uma jarda em estado de repouso ficaria reduzida a zero se posta em movimento com a velocidade da luz. O espaço era relativo assim como o tempo. Para Einstein viajar para o passado era tão lógico quanto viajar para o futuro.

• Einstein acreditava que o dia é uma medida de movimento através do espaço. Nossa posição no tempo depende inteiramente da nossa situação no espaço. A luz que nos traz a imagem de uma estrela distante, pode ser a estrela de milhões de anos atrás, assim como um acontecimento ocorrido na Terra há milhares de anos só poderia estar sendo presenciado agora por um observador em outro planeta que, por conseguinte, o considera um episódio anual. O que é hoje em nosso planeta pode ser ontem num outro planeta, e amanhã em um terceiro, pois o tempo é uma dimensão do espaço e o espaço é uma dimensão do tempo.

• Einstein acreditava que o Universo era uma continuidade espaço-tempo e um dependia do outro. O mundo não era tridimensional pois consistia de além das 3 dimensões do espaço, numa 4ª dimensão adicional que era o tempo.

• Quanto aos fenômenos gravitacionais, Einstein afirmava que não existe embaixo nem em cima no Universo, no sentido de que os objetos caíam por serem puxados para baixo na direção de um centro de gravitação.

• Einstein, provou por meio de uma série de fórmulas matemáticas, a curvatura do espaço cujo ponto principal da teoria era: a distância mais curta entre dois pontos não é uma linha reta, mas uma linha curva.

Projeto Manhattan

• Mais ou menos em 1919 começava a se organizar na Alemanha grupos nacionalistas extremistas.

• O fato de Einstein ser judeu, somado à sua posição contrária à toda forma de nacionalismo e militarismo, e ainda à sua fama mundial, aumentaram a inveja e o ódio dos imperialistas reacionários, que se organizaram contra ele, sob a égide do físico ultranacionalista Philipp von Lenard. E as ações desse grupo se tornaram ainda mais ofensivas após 1921, quando Einstein recebeu o prêmio Nobel.

• Ele foi ficando cada vez mais alarmado, principalmente após o assassinato de Walter Rathenau, ministro das Relações Exteriores da Alemanha e seu amigo íntimo. Apesar de ter possibilidades de mudar para qualquer outro lugar fora da Alemanha, decidiu permanecer em Berlim para não se afastar do excelente clima científico que lá existia. No entanto, a vitória do partido nazista em 1933, compeliu-o a desistir de continuar em seu país natal. Demitiu-se da Academia Prussiana de Ciências através de carta datada de 28 de março de 1933. Suas posses foram confiscadas e sua cidadania alemã (da qual ele já havia renunciado voluntariamente) foi cassada e, quando a situação se tornou insustentável, já não estava

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com