TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Economica

Casos: Teoria Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

01. Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Durante algumas décadas as grandes companhias adotaram o modelo burocrático como estrutura organizacional, buscando agilizar os processos que exigiam padronização, as linhas de montagem por exemplo, empresas como a IBM estiveram durante vários anos apegadas a este modelo de estruturação.

Embora muito funcional naquele tempo, algumas características tornaram-se obsoletas em frente ao mercado atual que está em constante transformação. Especialização, regras e regulamentos rígidos, centralização da tomada de decisões e a departamentalização permeavam com fonte de controle interno, poderíamos dizer que a estrutura Burocrática, como teoria, buscava racionalizar a organização limitando-a a impessoalidade. Para Max Weber, idealizador da Teoria Burocrática, essa estruturação tornaria o processo mais eficiente e amenizaria a influência externa, dano maior controle àqueles que estão na dianteira e atingindo assim os objetivos da organização.

Como já citado acima, a IBM tirou proveito deste modelo durante suas décadas iniciais, mas viu-se obrigada a despertar ao esbarrar na contínua transformação do mercado. Precisou passar por uma reestruturação, quebrando neste momento um primeiro paradigma: as empresas são sim influenciadas pelo ambiente externo e devem adaptar-se para manterem-se competitivas. Outro ponto interessante tem a ver com a especialização das tarefas, que de certa maneira, aumentaria a produtividade, porém, após certo tempo se tornava tediosa, estressante e cansativa, contrária a seu objetivo, diminuindo a qualidade da produção trazendo uma grande desmotivação dos trabalhadores especialistas.

A rigidez das normas foi substituída por novos modelos de gestão, onde a flexibilidade torna-se a chave para solucionar problemas cotidianos, cabe ao administrador conhecer sua equipe, saber lidar com cada membro, demonstrando interesse e imparcialidade e também a constante busca por novos conhecimentos sendo capaz de lidar com as situações e desenvolver métodos próprios para a solução de problemas. A agilidade nas tomadas de decisão levou a descentralização do poder, concedendo autonomia a funcionários de todos os níveis, dividindo as responsabilidades, isso tudo contribui para o atingimento das metas da organização.

A impessoalidade era uma barreira para o relacionamento, impedindo a criatividade e o desenvolvimento dos membros. As organizações modernas passaram a ver seus colaboradores como elementos essenciais para estabelecer o sucesso de seus negócios, afinal, são elas que irão direcionar o rumo da empresa. A valorização do trabalhador vem sendo cada dia mais constante e investir na qualidade de vida dos funcionários vêm aumentando a produtividade das empresas.

A IBM tem como base o “Respeito ao Indivíduo” sendo essa uma das políticas da empresa. Isso fica claro pois os colaboradores tem canal direto para expressar suas insatisfações, a empresa vê desta forma a oportunidade para melhorias. Inserir valores da empresa através de treinamentos, capacitações,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com