TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Economica

Trabalho Universitário: Teoria Economica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 2

OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS

Considerando a questão da escassez dos recursos que surge a partir das necessidades ilimitadas dos indivíduos e o problema econômico limitados, à sociedade se depara com o dilema de tomar certas decisões relativas à produção e ao consumo de bens e serviços. Estas escolhas referem-se a:

1) O que produzir?

O produtor deve escolher o produto com base nas necessidade da sociedade e levando-se em conta a disponibilidade dos recursos. Ou seja:

- a escolha do empreendedor depende do mercado e do acesso à tecnologia.

Ex.: produzir armas a medicamentos

- a escolha da sociedade está relacionada a opções de política econômica.

Ex.: mais usinas hidroelétricas, mais habitações populares, mais tratamento de água, etc.

2) Como produzir?

Como produzir está relacionado com a escolha de como utilizar o fator trabalho e o fator capital no qual são decisões fundamentais para a produção, envolvendo a tecnologia nacional ou internacional (royalties), investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e escolha das técnicas: manual (custo K > L) e mecanizado (custo K < L). Contudo deve-se sempre buscar a maneira mais eficiente possível de meios de produtividade.

3) Quanto produzir?

Esta decisão refere-se ao nível produtivo que a firma deve adotar, envolvendo também os níveis de preços dos produtos e a dos custos de produção. O empresário vai adotar o nível de produção que maximize seu lucro.

4) Para quem produzir?

A escolha do público consumidor é uma questão que diz respeito ao perfil da população e envolve gostos, preferência e nível de renda ou seja há uma:

- expectativa do lucro

- as empresas escolhem os consumidores que desejam abastecer com bens e serviços conforme a classe de renda.

Ex: Para o mercado interno, para o mercado externo, para um público com maior nível de renda, para um segmento com menor poder aquisitivo.

Os recursos são limitados, como por exemplo, mão-de-obra especializada, matérias-primas, capital, terras férteis. As necessidades humanas são ilimitadas, assim a sociedade precisa decidir a composição dos bens e serviços que, em determinado período, serão produzidos e em que quantidades.

5) O que reservar para futuras gerações?

Esse é um problema de nível tecnológico na manutenção e ampliação da capacidade produtiva da economia. Isso implica não só conservar intacta a força produtiva por meio de uma provisão para depreciação, como também aumentar a quantidade dos recursos da economia e melhorar as técnicas de produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com