TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tequila

Artigo: Tequila. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 4

Na época da colonização do país, a população indígena produzia uma bebiba fermentada, o pulque. Era proveniente da mesma matéria da tequila.

Quando os espanhóis chegaram ao México em 1521 eles bebiam vinho e destilados nas refeições, mas não apreciavam o sabor amargo do pulque, então experimentaram destilar a bebida usando técnicas já conhecidas na Europa. E ainda produziram o destilado o brandy de mescal.

Descobriram com o tempo, que o agave azul uma das quatrocentas espécies de agave que cresce no México originava os melhores destilados. Ela era encontrada na pequena cidade de Tequila no estado de Jalisco, na parte seca e central do México. O Brandy de mescal, por esse fato, passou a ser chamado mescal tequila e, depois, simplesmente tequila.

Produção de tequila

A produção de tequila começou no México, em 1600, com dom Pedro Sánchez de Tagle.

Apartir de 1636, o governo mexicano impôs os primeiros impostos sobre a bebida.

Hoje em dia, no México existe uma área cultivada de 50 mil hectares de agave azul e setenta destilarias.

Uma das principais bebidas do México é Tequila que é uma bebida alcoólica destilada feita de agave-azul. Agave é uma planta, de folhas longas, fibrosas de forma ovulada da cor verde azulado, cuja parte aproveitável para a elaboração da Tequila é a raiz ou pinha.

O agave azul é uma planta muito grande, com folhas de até 2 metros de comprimento e diâmetro de 4 metros. Chega à maturidade quando tem entre 8 e 12 anos de idade. Desenvolve-se bem quando plantada nas secas planícies centrais do México, em altitudes acima de 1.500 metros. Antes de ser cortado o agave deve receber certos cuidados. Com 4 ou 5 anos tiram os brotos. Mais tarde, as folhas são aparadas para estimular o crescimento do coração do agave, uma fruta chamada piña, de onde é extraído o suco para fazer a tequila. A piña fica na base da planta e quando está rica em carboidratos e açucares é cortada para retirar as folhas e extrair a piña da base do agave.

Os nativos exploram agave ou maguey , gênero de planta que cresce em estado silvestre.Seu talo produz fibra têxtil. Com o liquido extraído das folhas podem se fazer xarope,vinagre e azeite. Trata-se de excedente alimento, usandos pelos indígenas em tempos de secas para abrandar a sede e a fome. Com o mesmo liquido, prepara-se a aguamiel, que, ao fermentar,produz o octil ou pulque,servidos nas festas cerimoniais e rituais sagrados

A pinã é levada para grandes fornos de pedra, onde é lentamente cozida, durante 24-36 horas, para amolecer suas fibras.Depois,é deixada para esfriar durante 2 horas e, então, é prensada,usando-se uma enorme roda de pedra. Hoje em dia,usam-se máquinas modernas que,enquanto moem a piña,borrifam água para extrair o máximo de açúcar das fibras.

O suco é colocado em dornas,para fermentar,pela adição de levedura cultivada ou pela ação de leveduras selvagens,presentes nas folhas da planta. O tempo de fermentação varia de sete a doze dias,mas as indústrias modernas dispõem de recursos para apressar esse processo para ate três dias. Alguns produtores fermentam o bagaço da piña junto com o suco,o que dá um sabor mais acentuado ao produto final. O resultado da fermentação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com