TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termo Aditivo

Dissertações: Termo Aditivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  253 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

omo elaborar e formalizar um acordo ou termo aditivo

Como elaborar e formalizar um acordo

Para dar início a um acordo/convênio, é necessário o interesse de um docente, grupo de pesquisa ou órgão da UFF, e de alguma instituição estrangeira. Deverá ser apresentada uma carta de justificativa que exponha o interesse em celebrar o acordo com a instituição estrangeira em questão, em que conste o nome do coordenador responsável pelo acordo na UFF, bem como o responsável na instituição estrangeira.

Se o interesse de celebrar um acordo partir da instituição estrangeira, esta deverá encaminhar à AAI a sua proposta, que será submetida à análise.

Em geral os termos do acordo seguem um modelo padrão que se encontra no link. Além da carta de justificativa, deverão ser entregues na AAI os termos do acordo já preenchidos com os dados da instituição estrangeira, em duas vias bilíngües, nos idiomas português e no da instituição estrangeira.

Preferencialmente, a UFF celebra acordos seguindo seu modelo, entretanto, também celebra acordos sugeridos pelas instituições estrangeiras, desde que sejam aprovados pelos órgãos competentes da UFF.

Trâmite do acordo

Depois de entregue a documentação na AAI, é aberto um processo administrativo, que inicialmente é submetido à análise das Pró-Reitorias que concernem os termos do convênio (PROGRAD; PROPPI; PROPLAN e PROEX).

Após o parecer das Pró-Reitorias, o processo é encaminhado para a análise da Procuradoria Geral – Procuradoria Federal Junto à UFF (PROGER).

Em seguida o processo é encaminhado ao Serviço de Apoio Técnico do Gabinete do Reitor (SAT/GAR) e, posteriormente, para o Conselho de Ensino e Pesquisa (CEP).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com