TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termodinamica formas de espalhar calor

Tese: Termodinamica formas de espalhar calor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/4/2014  •  Tese  •  1.173 Palavras (5 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 5

EXPERIMENTO Nº 1

1. Objetivo

Estudar os meios de propagação de calor (meios de transmissão, transferência de calor)

2. Matérias e Métodos

Para esse experimento que consistia em observar a propagação do calor de moléculas à moléculas, sem o deslocamento de matéria, foi realizado da seguinte forma, prendeu-se 5(cinco) corpos de provas esféricos com cera de vela sobre uma lâmina de aço inoxidável. A lâmina foi fixada com os corpos de provas virados para baixo, à 20 mm acima do pavio de uma lamparina, que após ser acesa o pavio, o aquecimento da extremidade livre da lâmina foi observado que com o passar do tempo os copos de provas foram se soltando progressivamente conforme mostra o quadro abaixo:

TABELA DE PROGRESSÃO DO EXPERIMENTO

Corpo de prova esférico Tempo cronometrado

1° 40 segundos

2° 1 minuto e 25 segundos

3° 2 minutos e 49 segundos

4° 9 minutos e 35 segundos

5° 13 minutos e 35 segundos

Questão 4.2 do roteiro:. As esferas se desprenderam nessa ordem por elas estarem nessa sequencia em relação ao pavio da lamparina, sendo 1° mais perto e a 5° mais distante.

Questão 4.3 do roteiro:. A função da cera é de fixação da esfera e de sua desfragmentação conforme o fluxo térmico, a esfera tem como função de condução do calor térmico afim de se soltar da cera.

Questão 4.4 do roteiro :. Não, pois a sua temperatura sempre será inferior a da esfera 1, por ela estar mais distante da fonte de calor.

Questão 4.5 do roteiro:. Denomina-se propagação do calor de molécula à molécula, e caracteriza-se por não haver deslocamento de matéria.

EXPERIMENTO Nº 2

1. Objetivo

Estudar os meios de propagação de calor (meios de transmissão, transferência de calor)

2. Matérias e Métodos

Para esse experimento que consistia em observar a propagação do calor de moléculas à moléculas com deslocamento de matéria, foi realizado da seguinte forma em uma base com sapatas niveladoras ,com uma chave liga-desliga isolada juntamente com uma haste vertical com regulagem de altura e uma refletor com soquete articulável que irradia feixe direcional de 60W, se fixo um pivô de aço inoxidável com uma ventoinha de alumínio com 8 hélices na ponta. Ao ligar a lâmpada do refletor em um tempo cronometrado de 3min e52 s (três minutos e cinquenta e dois segundos) isso no nosso experimento, a ventoinha começou a girar.

Questão 3.2 do roteiro:. As moléculas de frio se aquecem ao se encontrarem como calor dissipado pela lâmpada ligada.

Questão 3.3 do roteiro:.Com o aquecimento das moléculas de ar frio, segundo o principio de Arquimedes ,elas se tornam menos densas e com esse densidade baixa seguem a tendência a sobem.

Questão 3.4 do roteiro:. A ventoinha gira por que como esta fixada da base, a força de impulsão de gerada pela subida das moléculas de ar quente menos densas que a de ar frio, passa pelas suas hélices e as movimentam.

Questão 3.5 do roteiro:. Propagação do calor de moléculas à moléculas com deslocamento de matéria.

EXPERIMENTO N° 3

1. Objetivo

Estudar os meios de propagação de calor (meios de transmissão, transferência de calor)

2. Matérias e Métodos

Para esse experimento que consistia em observar a propagação do calor por onda eletromagnética, sem necessidade de um meio material, foi realizado da seguinte forma, usando novamente a base com sapatas niveladoras ,com uma chave liga-desliga isolada juntamente com uma haste vertical com regulagem de altura e uma refletor com soquete articulável que irradia feixe direcional de 60W direcionada diretamente para um biombo protetor e canalizador, com suporte de termômetro, cujo o mesmo se encontrava no suporte com uma escala de 10 a 110°C. Se iniciou com a medição da temperatura registrada no termômetro inicialmente marcando 29°C, após essa verificação ligou-se a lâmpada de 60W após a durante de 10 min (dez minutos)cronometrados se refez a medição da temperatura registrada no termômetro ,onde na mesma registrava a temperatura de 34°C.

Questão 3.3 do roteiro:. A energia capaz de provocar a elevação da temperatura indicada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com