TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Termofilos E Psicotrofilos

Dissertações: Termofilos E Psicotrofilos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  2.040 Palavras (9 Páginas)  •  1.933 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

O método de contagem de microrganismos em placas é o método geral, que pode ser utilizado tanto para contagem de grandes grupos microbianos, como os aeróbios mesófilos, os termófilos, psicrófilos, os fungos e leveduras e os clostrídios sulfitos redutores, dentre outros, como também com a contagem de gêneros e espécies em particular, como Staphylococcus aureus, Bacillus cereus e Clostridium perfringens. Essa versatilidade é decorrente do princípio do método, que se baseia na premissa de que cada célula microbiana presente em uma amostra irá formar, quando fixada em um meio de cultura sólido adequado, uma colônia visível e isolada. Variando o tipo (meio de enriquecimento, meio seletivo, meio seletivo-diferencial) e as condições de incubação (temperatura e atmosfera), é possível selecionar o grupo, gênero e espécie que se deseja contar. Coma as células microbianas muitas vezes ocorrem em agrupamentos (pares, tétrades, cachos, cadeias etc), não é possível estabelecer uma relação direta entre o número de colônias e o número de células, a relação correta é feita entre o número de colônias e o número de “unidades formadoras de colônia” (UFC), que podem ser tanto células individuais como agrupamentos característicos de certos microrganismos. A presença de microrganismos nos alimentos não significa necessariamente um perigo para a saúde dos consumidores ou uma qualidade inferior destes produtos. A maior parte dos alimentos se converte em perigo potencial ao consumidor só depois de terem sido violados os princípios elementares de higiene. Práticas consideradas de risco podem levar contaminações ao produto final, podendo causar alterações de ordem sensorial, até possibilidade de ocorrência de toxinfecções alimentares. Vários agentes causadores de doenças no homem podem ser transmitidos pelos alimentos:

- produtos químicos (metais pesados, pesticidas);

- toxinas naturais de plantas e de animais (alcalóides, histaminas);

- vírus (hepatite, poliovírus)

- bactérias patogênicas;

- fungos toxigênicos; (Carvalho. et al, 2002)

A temperatura pode ter efeitos positivos ou negativos sobre o crescimento de uma população bacteriana. À medida que a temperatura se aproxima de um valor ótimo, a taxa de crescimento aumenta rapidamente porque a cinética de reação das enzimas das células da população aumenta de modo diretamente proporcional; as reações químicas tendem a ocorrer mais rapidamente com aumento da taxa de divisões celulares. As diferentes espécies bacterianas diferem no espectro de temperatura na qual podem crescer. Quanto à temperatura de crescimento, as bactérias foram agrupadas em quatro categorias: mesófilas, psicrófilas e termófilas.

Bactérias mesófilas apresentam crescimento ótimo em temperaturas variando entre 25ºC e 40ºC, ou seja, a faixa de temperatura mais comum na superfície da Terra e nosorganismos animais. Bactérias psicrófilas são aquelas que têm temperatura de multiplicação entre 0°C e 20°C, com um ótimo entre 10°C e 15°C. Bactérias termófilas são aquelas cujas taxas de crescimento ótimo estão entre 50ºC e 60ºC, algumas espécies toleram temperaturas de até 110 °C em fontes termais. (R)

Na cidade de São Paulo, SP (Brasil), nos meses de fevereiro a agosto de 1982, procedeu-se ao levantamento das condições higiênico-sanitárias de amostras de leite pasteurizado tipo “B”. As determinações dos números de microrganismos psicrófilos, mesófilos, e termófilos foram realizadas segundo recomendações da American Public Health Association (APHA), pelo método de semeadura em profundidade, e expressas em contagem de bactérias aeróbias facultativas psicrófilas, contagem padrão em placas e contagem de bactérias aeróbias facultativas termófilas. Alíquotas de um mL da amostra eram depositadas em triplicata, para cada diluição preparada, no fundo de placas de Petri esterelizadas, sendo a seguir vertidos, em cada uma, 15 mL de ágar peptona-caseina-glicose-extrato de carne, fundido e resfriado a 45°C, seguidos de homogeneização. Após a solidificação do ágar, as três séries de placas eram incubadas, a 7°C por 10 dias, 32°C por 24 h e 55°C por 48 h, visando o crescimento de psicrófilos, mesófilos e termófilos, respectivamente. As colônias desenvolvidas eram contadas, em intervalo Maximo de 4 h após o término do período de incubação, utilizando-se contador Messgerät. Os resultados obtidos dos teores microbiológicos de psicrófilos, mesófilos e coliformes apresentaram enorme variação, independentemente das marcas pesquisadas, mostrando que a qualidade higiênico-sanitária do leite pasteurizado tipo "B" carece de melhores cuidados. O sucesso para a obtenção de produtos pasteurizados, de qualidades nutritivas e higiênico-sanitárias ideais e constantes, está associado a programas de educação sanitária que deveriam ser difundidos em cada fase: obtenção, acondicionamento, pasteurização, transporte e distribuição do leite pasteurizado tipo "B". (Baruffaldi et al.,1982)

Em estudo realizado anteriormente em um laticínio que industrializa leite caprino na Grande Porto Alegre, RS, observou-se rejeição na plataforma, por acidez, de grande parte do leite recebido de pequenas propriedades pertencentes a uma cooperativa de produtores (Picoli et al., 2006).

A acidez do leite pode aumentar através da hidrólise da lactose por enzimas microbianas, que leva à formação de ácido lático. Dessa forma, acidez elevada indica alta atividade microbiana, a qual, por sua vez, pode ser dependente do estado de conservação das amostras ou dos procedimentos de higiene, durante o processo de obtenção do leite. (Prata et al., 1998)

http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/3909/material/Crescimento%20Populacional%20de%20Bact%C3%A9rias.pdf link de uma part da introdução

OBJETIVO

O presente trabalho teve por objetivo verificar a análise microbiológica de alimentos através do método de contagem padrão em amostras de leite.

MATERIAL

• Amostra de leite (10 mL)

• Pipetas sorológicas de 10 e 5 mL

• Água Peptonada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com