TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação

Trabalho Escolar: Titulação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  1.131 Palavras (5 Páginas)  •  1.211 Visualizações

Página 1 de 5

Índice

Objetivo 2

Introdução 3

Parte Experimental 4

Resultados e discussão 5

Questões 5

Conclusão 7

Bibliografia 8

Objetivo

• Observar uma reação ácido-base em meio aquoso (reação de neutralização);

• Determinar a concentração de ácido acético em uma amostra de vinagre por meio da titulação volumétrica;

• Tomar contato com a técnica de titulação e o indicador fenolftaleína;

• Verificar a escala de pH (medida de acidez-basicidade de uma solução) ;

• Entender como se calcula o ph por meio da concentração H₊.

Introdução

Titulação (ou Volumetria) é uma técnica comum de laboratório em análise química quantitativa, usado para determinar a concentração de um reagente conhecido. O método consiste em reagir completamente um volume conhecido de uma amostra com um volume determinado de um reagente de natureza e concentração conhecida (solução padrão). A substância de interesse em qualquer determinação recebe o nome de analito. A espécie química com a maior concentração definida recebe o nome de titulante, que é, em geral, uma solução obtida a partir de um padrão primário, podendo ser um sal ou uma substância gerada na solução que se deseja valorar. A solução a ter sua concentração determinada recebe o nome de titulado.

Existem vários tipos de titulação, destacando-se a titulação ácido-base, titulação de oxidação-redução e titulação de complexação.

Em Medicina, titulação é o processo de ajustar, gradualmente, a dosagem da medicação até se conseguir o efeito desejado com êxito. Mas no tema aqui delimitado, estamos utilizando a definição de titulação como uma ferramenta Analítica de determinação da concentração de uma Substância Química, comum nas áreas das Ciências Biológicas, Farmácia e Química.

Na química o ácido e a base são duas funções importantes. O ácido é um composto covalente que reagem com água. E a base é capaz de se dissociar na agua liberando ion, estão presentes no dia a dia do ser humano. Quando em contato, ácidos e bases reagem produzindo sal e água. Esta é, sem dúvida, uma das mais famosas das reações químicas (reação da neutralização). Para verificar a quantidade de substância dissolvida em um solvente qualquer usamos a técnica da titulação que basicamente, faz-se reagir uma solução de concentração conhecido, o titulante, adicionando-a a uma solução de concentração o titulado. As reações de neutralização servem como um procedimento de análise chamado de titulação ácido – base e seu procedimento é determinar a concentração desconhecida de um ácido por meio da concentração de uma base.

Parte Experimental

Foram utilizados:

• Pipeta de 20 ml;

• Erlenmeyer de 250 ml;

• Bureta de 50 ml;

• 50 ml de solução NaOH 1,0 mol L¬¬¬¬-1;

• Haste com suporte universal;

• 2 garras;

• 20 ml de vinagre (incolor);

• 5 gotas de solução de fenolftaleína;

No Erlenmeyer de 250 ml, com 20 ml de vinagre e 5 gostas de fenolftaleína, foram adicionadas gotas de NaOH 1,0 mol L-1 através da Bureta e sendo agitada o Erlennmeyer a cada gota adicionada, até que a solução chegasse numa coloração rosada, em função da reação da neutralização do indicador ácido, foi necessário 15,5 ml da solução NaOH 1,0 mol L-1. A equação que ocorreu durante o experimento: CH3COOH+NaOH→CH3COONa+H2O.

Resultados e discussão

Questões

1. Calcule a concentração de ácido acético na amostra apresentando os cálculos realizados.

M1= 1Mol 1L V1= 15,5 M2= ? Concentrado do Ácido V2= 20ml

M1.V1 = M2.V2

1.15,5=M2.20

M2=15,5/20

M2= 0,77Mol/Litro

A concentração de ácido acético é de 0,77 mol/Litro

2. O que é um indicador ácido-base?

É uma substância com uma determinada cor em meio ácido, apresentando outra em meio base. O indicador ácido-base é uma substância química que quando adicionado à uma solução, indica se ela é ácida ou básica de acordo com seu pH.

3. Quais fatores podem causar erros na determinação da concentração de ácido no vinagre?

Pode ocorrer esses erros, por manuseio inadequado do Erlenmeyer, excesso de base, indicação incorreta no menisco, pode ter vários fatores, fora estes citados.

4. Como se conceituam ácidos e bases segundo os conceitos de Bronsted eLowry?

Teoria ácido-base de Brönsted-Lowry, conceito ácido-base de Brönsted-Lowry ou ainda modelo ácido-base de Brönsted-Lowry é uma das elaboradas teorias ácido-base que propõe descrever o mecanismo de reação entre ácidos e bases. Recebe o nome composto Brönsted-Lowry em homenagem a dois cientistas que a propuseram independentemente: Johannes Nicolaus Brönsted e Thomas Martin Lowry, ambos em 1923.

As espécies químicas consideradas ácido ou base, são, por simplicidade, muitas vezes ditas "ácido (ou base...) de Brönsted". Menos frequente, embora, pode-se ainda encontrar a denominação ácido de Lowry.

Nesse proposto sistema (e é isso o que precisamente o caracteriza, em essência), chama-se:4

• ácido: qualquer espécie química que exiba tendência a doar protões (íons H+);

• base: qualquer espécie química que exiba tendência para aceitar protões (íons H+).

Pares conjugados

Comportam-se, desse modo, as espécies químicas efetivamente como pares conjugados: uma dada espécie química será apreciada como ácido ("ácido de Brönsted-Lowry") em relação a outra espécie química bem definida. Com efeito, pode dar-se de certa espécie química "A" mostrar-se um ácido perante outra espécie "B" e, todavia, comportar-se como base perante uma terceira espécie "C" — o que está em perfeita conformidade com o modelo proposto (a proposta teoria ácido base de Brönsted-Lowry).

Água como base de Brønsted

Assim, outras substâncias, tais como a água, podem comportar-se, nessa definição específica, quer como ácido quer como base, a depender do par em apreciação.

Como exemplo, na reação entre ácido acético e água, o ácido acético atua como um ácido por doar um hidrogenio à água, a qual atua como uma base (em relação ao ácido em consideração). A equação é:

Água como ácido de Brønsted

Doutro lado, a água pode também atuar como um ácido perante, por exemplo, a amônia (NH3).

A equação para essa reação (que vem a ser a reação de hidratação da amônia) é:

na qual H2O doa um hidrogenio a NH3, próton que se liga por covalência dativa ao grupo (:)NH3, dado que o átomo de nitrogênio dispõe dum par de elétrons em seu último nível; esse par eletrônico vem a ser o par ligante da coordenovalência.

A água mostra, dessa forma, ser anfótera: hábil a atuar tanto como um ácido como uma base, na estrita dependência da espécie química que lhe é conjugada. Essas reações são reversíveis: ocorrem tanto num sentido quanto no seu inverso.

A reação inversa da reação entre ácido acético e água (recombinação das espécies dissociadas) é:

Na reação inversa, H3O+ atua como um ácido ao doar um próton ao radical acetato, CH3COO-, que atua como uma base conjugada.

Como na dissociação, CH3COOH atua como um ácido ao doar um próton, e a água como uma base ao recebê-lo. H2O e H3O+ são, entretanto considerados um par ácido-base conjugado, e CH3COOH e CH3COO- como outro par conjugado, ambos os pares emequilíbrio químico dinâmico.

Conclusão

Concluiu-se que nosso experimento chegou ao objetivo desejado, por ser uma técnica de fácil aplicação, porém foi ultrapassada a quantidade de base necessária para que o experimento ficasse na cor desejada, mas ficou comprovado na prática que serve pra ajudar a testar a qualidade de certos produtos, desde que se tem o conhecimento das substâncias utilizadas para titular, neste experimento a substância utilizada foi o vinagre.

Bibliografia

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_%C3%A1cido-base_de_Br%C3%B8nsted-Lowry

Referencia do plt 150ORTIZ, Jeferson. Práticas de Laboratórios para Engenharias.

Edição Especial. São Paulo:Atomo,2010.

...

Baixar como  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »