TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação De Neutralização

Exames: Titulação De Neutralização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  2.592 Palavras (11 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 11

RELATÓRIO

PRÁTICA I: TITULAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO: Padronização da solução de Hidróxido de Sódio e Determinação do teor de Ácido Acético no vinagre

GEISIANE SUILA F. DOS S. SILVA

LUCAS BEZERRA FERNANDES

PETROLINA

2014

1. APRESENTAÇÃO

Este relatório descreve as atividades desenvolvidas por Geisiane Suila F.dos S. Silva e Lucas B. Fernandes, discentes do curso de Licenciatura Plena em Química, VIII período. No presente relatório são descritos um experimento realizado na disciplina Química analítica quantitativa ministrada pelo Professor Fabiano de A. Marinho, durante as atividades programadas para o 1o semestre do ano de 2014.

O objetivo da prática realizada é padronizar uma solução 1,0 M de NaOH frente a um padrão primário – Biftalato de potássio e determinar o teor de ácido acético no vinagre comercial, serão descritos os objetivos, a parte experimental, os resultados, os cálculos, a discussão e as conclusões referentes ao experimento intitulado: TITULAÇÃO DE NEUTRALIZAÇÃO: Padronização da solução de hidróxido de sódio e determinação do teor de ácido acético no vinagre.

PETROLINA

2014

2. INTRODUÇÃO

A volumetria de neutralização ou volumetria ácido-base é um método de analise baseado na reação entre os íons H3O+ e OH- .

H3O+ e OH- 2H2O

cuja extensão é governada pelo produto iônico da água:

K H2O = [H3O+].[OH-]

A primeira vista pode-se pensar que a reação entre quantidades equivalentes de um ácido e de uma base resultaria sempre em uma solução neutra. No entanto, isto não é sempre verdade, por causa dos fenômenos de hidrólise que acompanham as reações entre ácidos fortes e bases fracas ou ácidos fracos e bases fortes.

Além disso, a detecção do ponto final na volumetria ácido-base pode se tornar difícil devido a efeitos tamponantes gerados no meio reagente, que podem prejudicar a ação dos indicadores.

Estas características dos sistemas ácido-base devem ser bem conhecidas e estar sob controle durante a realização de uma analise por neutralização.

Uma das maneiras usadas para detectar o ponto final de titulações baseia-se no uso da variação de cor de algumas substâncias chamadas indicadores. No caso particular das titulações ácido-base, os indicadores são ácidos ou bases orgânicas (fracos) que apresentam colorações diferentes, dependendo da forma que se encontram em solução (forma ácida ou forma básica).

Quando o pH do meio for igual ou menor que pK -1 a cor predominante em solução será a da forma ácida do indicador e quando pH ≥ pK +1 a cor observada será a da forma básica. No intervalo entre esses valores, observam-se cores intermediárias.

Por esta razão o intervalo de pH que vai de (pK -1) a (pK +1) é chamado de intervalo de viragem do indicador e é representado por

pH = pK ± 1

Entretanto, os limites indicados por esta equação são considerados uma boa aproximação do que realmente ocorre.

Fenolftaleína é um indicador ácido-base que tem sua coloração alterada para cor rosa quando está na presença de base e incolor quando em ácidos.

Os indicadores cujos intervalos de viragem estão na região ácida (como alaranjado de metila e vermelho de metila) não devem ser usados na titulação de ácidos fracos com bases fortes, enquanto que a fenolftaleína mostra-se adequada para esta titulação.

Quanto mais fraco o ácido, mais desfavorável se torna a titulação. Ácidos com constantes de dissociação menores que 10-7 não podem ser satisfatoriamente titulados em concentrações ao redor de 1,000 x 10-1mol.L-1.

Solução padrão é uma solução de concentração exatamente conhecida, que é indispensável para realizar análises volumétricas. É a solução que será usada para comparação das concentrações.

Padrão primário -É um reagente puro o suficiente para ser pesado e usado diretamente. Apresenta um alto grau de pureza que serve como referência na titulação. A precisão do método é criticamente dependente das propriedades desde composto.

Quando o reagente titulante ou solução padrão é um padrão primário, ele pode ser preparado diretamente, isto é, o reagente é pesado com a maior precisão possível e dissolvido em água destilada ou deionizada, sendo a diluição realizada a um volume definido em balão volumétrico.

 Requisitos para um padrão primário:

1. Alta pureza (99,9% ou superior)

2. Fácil obtenção, dessecação e conservação.

3. Estabilidade à atmosfera

4. Não deve ser higroscópico.

5. Deve ser bastante solúvel.

6. Baixo custo

7. Massa molar grande para minimizar o erro relativo a pesagem do padrão

Padrão secundário- É um composto cuja pureza pode ser estabelecida por análise química e que serve como referência na titulação.São substâncias que tem sua concentração determinada por análise química e também são utilizadas como referência em análises volumétricas.

Quando não há disponível um padrão primário. Usa-se uma solução de um reagente (padrão secundário) com concentração aproximada da desejada para titular uma massa conhecida de um padrão primário.

3. MATERIAIS E REAGENTES

 Preparo da solução 1,0 M de NaOH

• MATERIAIS E REAGENTES

 Hidróxido de Sódio (NaOH)

 Béquer

 Água

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com