TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Titulação Potenciométrica

Artigos Científicos: Titulação Potenciométrica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 2

1.0 INTRODUÇÃO

Os métodos potenciométricos são úteis para determinar acidez de amostras coloridas que não permitem visualizar o ponto de viragem com indicadores químicos. Assim é necessário a utilização do Phmetro através da medição do pH.

A potenciometria é um método analítico baseado na medida da força eletromotriz (FEM) de uma célula galvânica constituída por dois eletrodos, um eletrodo indicador e outro, o de referência, que podem ser baseado em sistemas de oxi-redução ou de membrana. O eletrodo indicador é um eletrodo sensível ao elemento que se quer determinar, já o eletrodo de referência é um eletrodo de potencial bem conhecido, que permanece constante, independente da composição da solução do analito.

O uso do Phmetro para medir a concentração de íons hidrogênio é um bom exemplo do uso prático da potenciometria direta e, nesse caso, o eletrodo deve ser calibrado em soluções de concentração conhecida do íon a ser determinado. A calibração de eletrodo oferece as vantagens associadas à simplicidade, velocidade e aplicabilidade no monitoramento contínuo de pX. Sofre, contudo, de uma exatidão limitada por causa das incertezas nos potenciais de junção.

Nas volumetrias de neutralização, precipitação, oxi-redução e de complexação ocorre sempre uma variação brusca dos elementos de interesse nas proximidades dos pontos de equivalência. Por exemplo, na titulação de um ácido com uma base, nas proximidades do ponto de equivalência ocorre uma drástica diminuição das atividades (concentrações) do íon H+. Na titulação de um haleto, por meio de uma solução de prata, ocorrerá uma diminuição sensível do íon do haleto e um aumento do íon Ag+ próximo ao ponto de equivalência. O mesmo ocorre nas volumetrias de oxi-redução e de complexação. Estas variações bruscas permitem a detecção do ponto de equivalência, na maioria das vezes, com a utilização de indicadores. Estas variações nas concentrações de íons serão acompanhadas de variações nos potenciais da célula galvânica constituída pelo eletrodo indicador sensível ao íon motivo de análise e o eletrodo de referência. Assim, medindo-se as diferenças das variações do eletrodo de referencia da célula e do eletrodo indicador, podemos determinar o ponto de equivalência da solução titulada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com