TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Topigrafia GPS

Tese: Topigrafia GPS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2014  •  Tese  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Introdução

Quando se inicia uma obra, o ideal é saber exatamente quanto tempo os trabalhos vão durar e, conseqüentemente, quando vão acabar. Por isso, antes de iniciar as atividades, é importante planejar com detalhes os serviços que serão executados em todas as fases de execução do projeto. Um dos principais meios de coleta de dados e informações concernentes ao início e ao longo das atividades é por meio de levantamentos topográficos. Nele obtêm-se tudo sobre o relevo do terreno ou da área a ser construída, como também informação sobre interferências como, por exemplo, edificações antigas, dados abrangendo o meio ambiente como APP’s, divisas de propriedades, e informações sobre custos preliminares como movimentação de terras (cortes e aterros).

2 – Equipamentos

Nas atividades ligadas a topografia é utilizada mais comumente os seguintes equipamentos:

2.1 – GPS

Atualmente, é possível utilizar a tecnologia de GPS (Sistema de Posicionamento Global), para sondar e demarcar o solo de maneira precisa. Estas atividades envolvem a demarcação de fronteiras, bem como a definição dos usos ambientais da área. Para estar em conformidade com as leis estaduais, federais e, às vezes, locais, qualquer projeto grande de levantamento topográfico precisa ser executado com o auxílio de um GPS. Embora a sondagem realizada para fins de obtenção de licença para um lote residencial não seja necessariamente um trabalho tão técnico.

Figuras 1 e 2 GPS sendo utilizado em campo

2.2 – Estação Total Eletrônica

Estação Total ou Taqueômetro é um instrumento eletrônico utilizado na medida de ângulos e distâncias. A evolução dos instrumentos de medida de ângulos e distâncias trouxe como consequência o surgimento deste novo instrumento, que pode ser explicado como a junção do teodolito eletrônico digital com o distanciômetro eletrônico, montados num só bloco.

A estação total é capaz de armazenar os dados recolhidos e executar alguns cálculos mesmo em campo. Com uma estação total é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados. Com o auxílio de trigonometria, os ângulos e distâncias podem ser usados para calcular as coordenadas das posições atuais (X, Y e Z) dos pontos examinados, ou a posição dos instrumentos com relação a pontos conhecidos, em termos absolutos.

Figura 3. Estação Total utilizada em campo Figura 4. Estação Total Eletrônica

2.3 – Nível Digital

Instrumento portátil para medição de planeza, retitude e inclinação. Usando a gravidade como referencial, mede ângulos absolutos, embora possa ser referenciado (zerado) em qualquer superfície para medidas relativas. Proporciona até 60% mais produtividade que os níveis convencionais e permite a realização de nivelamentos onde há grandes variações de altitude usando de sua capacidade de realizar medições com apenas 30 cm de código da mira.

Figura 5. Nível digital utilizado em campo Figura 6. Nível digital

2.4 – Teodolito

2.4.1 – Teodolito Mecânico

O teodolito é um instrumento ótico utilizado para medir ângulos, tanto horizontais como verticais, em medidas diretas e indiretas de distâncias. O teodolito é posicionado em um ponto de forma que esteja nivelado com o eixo de gravidade do local, mira-se com a luneta para outro ponto e, então, toma-se sua medida angular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com