TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Traalhos Gerais De EAD

Artigo: Traalhos Gerais De EAD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 15

Correta

A partir dos “Três ensaios da sexualidade”, de Freud (1969), ele percebeu em seus estudos que o conjunto de práticas que constituem a sexualidade normal e que dizem respeito à estimulação das zonas erógenas, espalhadas pelo corpo todo, é experimentado desde muito cedo na vida de um ser humano. Assim, ao que se refere à sexualidade da criança, o bebê aprende a brincar e ter prazer com o próprio corpo. Na faixa etária entre 3 e 4 anos de idade, denominado período de latência sexual da infância, as crianças gostam de brincar de fazer cócegas, tocar os próprios genitais, fazer perguntas sobre de onde vem os bebês, também chamada a fase dos “porquês”.

Como são chamadas essas “atividades” na criança de acordo com a teoria psicossexual de Freud?

Resposta Selecionada:

Corretab.

Investigação sexual infantil.

Respostas:

a.

Investigação sexual do adulto.

Corretab.

Investigação sexual infantil.

c.

Investigação sexual do adolescente.

d.

Investigação perversa.

e.

Investigação sexual desorganizada.

Feedback da resposta:

Alternativa: B

Comentário: a chamada “investigação sexual infantil”, definida por Freud, são situações em que a criança experimenta sensações agradáveis e percebe o próprio corpo e do outro. A investigação sexual infantil é uma fase importante na criança para a construção do pensamento. Kupfner (1990) afirma que é decisivo, pois é nessa etapa que “decidem-se os desejos do saber”, é fase em que a criança tem muita curiosidade em saber as coisas, a fase dos “porquês”.

Fonte:

KUPFER, Maria Cristina M. “Freud e a Educação: o mestre do impossível”. São Paulo: Scipione, 1988. v. 1. 104 p.

GONÇALVES. Maria Margareth. “A noção de inteligência em Freud”. [on line] http://www3.fe.usp.br/secoes/semana07/completos/mmg.swf

ALBERTI, Sonia. “A perversão, o desejo e a pulsão”. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp. 341-360. ISSN 1518-6148.

FREUD. Sigmund. “Um caso de histeria, Três ensaios sobre sexualidade e outros trabalhos (1901-1905)”. Vol. 3. Imago. 1969.

Textos de apoio:

ALBERTI, Sonia. “A perversão, o desejo e a pulsão”. Rev. Mal-Estar Subj. [online]. 2005, vol.5, n.2, pp. 341-360. ISSN 1518-6148.

Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A questão da sexualidade, do corpo e do gênero chega à educação a partir de quais documentos oficiais no Brasil?

Resposta Selecionada:

Corretad.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN).

Respostas:

a.

Da legislação sobre os direitos e os deveres do cidadão.

b.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCN).

c.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Superior (PCN).

Corretad.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental (PCN).

e.

Nenhuma das alternativas está correta.

Feedback da resposta:

Alternativa: D

Comentário: a partir desses documentos oficiais, em específico o RCNEI, é recomendado que nessa etapa da escolarização, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis. O PCN para o Ensino Fundamental I recomenda que os alunos sejam capazes de conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva. O Ministério da Educação e Cultura (MEC) cita que o processo de escolarização deve contribuir com a educação geral do indivíduo, desenvolvendo aspectos da vida cidadã, como saúde, sexualidade, vida familiar, trabalho, ciência e tecnologia, cultura e linguagem (BRASIL, 1998).

Textos de apoio:

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. “Referencial curricular nacional para a educação infantil” (RCNEI) / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com