TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Estatistica

Trabalho Escolar: Trabalho Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2013  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  579 Visualizações

Página 1 de 2

Nascimentos no Brasil: o que dizem as informações?

Introdução

Um dos fatores mais significativos da dinâmica demográfica brasileira, a fecundidade, dado o seu impacto sobre as alterações na estrutura etária da população. Tendo em vista que os nascimentos são um dos principais fatores determinantes deste processo, serão enfocados, os avanços na cobertura deste evento e algumas características dos nascimentos ocorridos no Brasil, no período 2000-2002. A melhoria nas informações, sem dúvida, em muito contribuirá para entender a dinâmica demográfica brasileira, em seu período mais recente, restringindo-se, a situações específicas, o recurso a procedimentos demográficos de estimativas indiretas.

Os dados sobre nascimentos são importantes, tanto sob o aspecto demográfico quanto de saúde, por possibilitarem a construção de diversos indicadores, tais como as taxas de natalidade e de fecundidade, e a análise da situação de saúde.

No Brasil, existem algumas fontes de informações de base domiciliar que possibilitam, através da utilização de técnicas demográficas, calcular o número de nascimentos, constituindo-se em referências para as estimativas da fecundidade e da natalidade em âmbito nacional e instâncias regionais específicas.Tipos de Dados

Os dados podem ser classificados em dois grandes grupos: os dados qualitativos ou categóricos e os dados quantitativos ou numéricos. Os dados qualitativos, como diz o nome, referem-se a qualidades do objeto estudado (por exemplo, frequente ou raro). Os dados quantitativos podem ser discretos ou contínuos. Os dados quantitativos discretos são contagens ou números inteiros e os dados quantitativos contínuos representam valores numa escala contínua (por exemplo, altura, peso, volume, etc).

Resumo Numérico: Para resumir numericamente dados qualitativos (por exemplo, se as letras forem classificadas em "mais freqüentes", de "frequência média" e "raras"), pode-se usar a moda. A moda é dada pela categoria que possui o maior percentual de dados. No Português, a categoria da letra A é a moda porque é a letra mais freqüente neste idioma (A = 14.63%, E = 12.57% e O = 10.73%). O gráfico de barras e o gráfico de setores (também conhecido como pizza) são os mais utilizados para representar o resumo numérico de dados qualitativos.

Para resumir numericamente dados quantitativos é preciso escolher medidas de locação ("qual é o tamanho dos números envolvidos?") e de dispersão ("quanta variação existe?") adequadas.

Variação Amostral: Quando se coleta dados, estes devem ser classificados em categorias e contados. Se a população (coleção de unidades individuais) pesquisada for muito grande, podemos retirar uma amostra de dados, analisá-la e, eventualmente, tirar conclusões acerca da população usando a informação da amostra (este processo é chamado de inferência estatística).

Meio Profissional

O grupo atua na área Industrial, Embraer e Volkswagen, a estatística pode ser utilizada no planejamento industrial, desde os estudos de implantação de fabrica até a avaliação das necessidades de expansão industrial; na pesquisa e desenvolvimento de técnicas, produtos e equipamentos; nos teste de produtos;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com