TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Infantil No Vale Do Jequitinhonha

Monografias: Trabalho Infantil No Vale Do Jequitinhonha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  590 Visualizações

Página 1 de 3

Situação sobre o Trabalho Infantil Na Região do Vale do Jequitinhonha.

O Documentário narra uma grande realidade,que acontecem no Vale do Jequitinhonha, que fala sobre o as situações que as crianças e os adolescentes se encontra naquela região.

O documentário começa ,com uma cena de um filme,de uma criança em uma plantação de cana, fazendo todo trabalho que se considera perigoso,e penoso, esse filme foi dirigido pelo Ator Walter Salles,é um filme Nacional,foi lançado em 1 de maio de 2002,o filme é ABRIL DESPEDASÇADO.

E em seguida no documentário, sita o Art. 227 da Constituição Federal e o 4° art. do ECA. “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.

Mesmo com todo esse discurso,que é citado na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente,que a criança ela tem direitos,essa não é a verdadeira situação encontrada nessa região. As crianças trabalham como adultos e muitas das vezes longe da escola, para que a comida possa chegar em suas mesa,crianças afirma que é divertido trabalhar, a pergunta é se essas crianças sabem o que significa a palavra diversão,e muitas das vezes, a falta de conhecimento,do que é certo ou errado, muitas das vezes são ignorados,pela situação, chamada pobreza. E nisso as crianças que trabalham,além de prejudicar a sua saúde,e o desenvolvimento físico e psicológico,passam a ter responsabilidades que são dos adultos,perde toda a sua infância que deveria ser responsabilidades da família amparar essas crianças, e não dever da criança sustentar sua família.

As famílias dessas mesmas crianças relatam dizendo que não que não era esse futuro que queria para elas, mas a realidade da família não permite,pois eles vive através desse dinheiro que a criança consegue trabalhando,no seu dia-a-dia, e muitas das vezes o discurso dessas família que o trabalho é uma forma de educar os filhos, que as crianças elas deve obter um esforço para conseguir o que elas querem,e afirma ainda que elas no trabalho elas ia ficar longe das malandragens, o que não seria bom pra elas. Apesar que ainda existe, muito comum pessoas que acredita que o trabalho ajuda no crescimento dessas crianças,que elas vão ficar mais inteligente, e mais espertas.

Com toda essa situação o governo Federal, criou um Programa chamado PETI –Programa de Erradicação ao trabalho Infantil que tem como objetivo retirar as crianças e adolescentes, de 07 a 14 anos, do trabalho considerado perigoso, penoso, insalubre ou degradante, ou seja, aquele trabalho que coloca em risco a saúde e segurança das crianças e adolescentes.Possibilitando o acesso, a permanência e o bom desempenho de crianças e adolescentes na escola; fomentar e incentivar a ampliação do universo de conhecimentos da criança e do adolescente, por meio de atividades culturais, esportivas, artísticas e de lazer no período complementar à escola, ou seja, na jornada ampliada; Proporcionar apoio e orientação às famílias por meio da oferta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com