TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabaloaaa

Trabalho Universitário: Trabaloaaa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 2

Pág 75

1.Qual a influencia das ideias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociológico positivista?

R. A Europa uma sociedade forte e mais evoluída) desenvolveu a teoria do darwinismo social, para entender as condições sociais da África, da Ásia, da América e da Oceania (sociedades fracas e menos evoluídas, com o intuito de civilizá-las, para que pudessem chegar a uma sociedade industrial que era o modelo de civilização para o europeu.

3.Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?

R. Auguste Comte estabelecia distinção entre os fenômenos naturais e os fenômenos sociais. Comte usou da observação, da experimentação, da comparação, da classificação e da filiação histórica como método para a obtenção de dados reais, por isso teve o mérito de firmar que os fenômenos sociais podem ser percebidos como os outros fenômenos da natureza, ou seja, como obedecendo a leis gerais. Apesar disso Comte nega que a explicação destes dois fenômenos provenha de um só princípio.

Pág 76

8. Com base nas explicações do texto e em pesquisas adicionais em textos históricos, procure identificar as raízes positivistas do lema da bandeira brasileira: ordem e progresso.

R. Nenhuma ordem legítima poderá daqui em diante estabelecer-se e, principalmente, durar, se não for plenamente compatível com o progresso. Nenhum grande progresso poderá se realizar eficazmente se não tender em última análise para a evidente consolidação da ordem.

Pág 89

1.Segundo o texto, quais eram, Durkheim, os objetivos da sociologia?

R. Para Durkheim, a Sociologia deveria ter ainda por objetivo comparar as diversas sociedades. Constituiu assim o campo da morfologia social, ou seja, a classificação das espécies sociais. Durkheim considerava que todas as sociedades haviam evoluído da forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos. Desse ponto de partida, foi possível uma série de combinações, das quais originaram-se outras espécies sociais identificáveis no passado e no presente, tais como os clãs e as tribos.

3.Quais são os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na análise dos fatos sociais?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com