TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transporte, armazenamento e manutenção de materiais

Tese: Transporte, armazenamento e manutenção de materiais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Tese  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Segurança no transporte, armazenamento e manutenção de materiais

Dentro de qualquer organização são utilizados diversos tipos de equipamentos para transportar os matérias, seja empurrando, arrastando e levantando diversos tipos de carga.

Entre esses equipamentos utilizados destacam-se empilhadeira, guindaste, pontes –rolantes,esteiras-rolantes entre outros.

Conforme a NR – 11 esses equipamentos deverão oferecer garantia de segurança, e serem conservados em perfeita condição para seu uso.

Elevadores guinchos, guindastes entre outros que são transporte vertical de cargas tem normas de segurança diferente devido ter uma gravidade nos acidentes que acontecem com eles, as NR-S 18 e 22 estabelecem diversas regras e procedimentos na utilização desses equipamentos, nesses equipamentos deve-se ter atenção maior devidos os cabos de aço, as cordas, as correntes, e os guinchos,segundo a NR-11, esses equipamentos deveram ser inspecionados, e caso possua algum defeito tem que ser trocados.

Alem disso cada equipamento terá um aviso sobre a quantidade exata que operário pode ficar trabalhando na maquina.

Carros Motorizados

Esse tipo de equipamento são bastante usados para transportar matérias pesados, exemplo a empilhadeira,mais esse tipo de maquina trás bastante riscos na hora de sua operação,devido ter muito ruído,vibração,gases ,batidas e até mesmo atropelamentos devido a falta de atenção.

Para maior segurança esse tipo de equipamento tem que passar por manutenção preventiva, e caso, tenho algum dano ser substituída, avisando ao operário os riscos que podem acontecer.

A NR 11.18 determina que todos os transportadores industriais serão permanentemente inspecionados e as peças defeituosas ou que apresentam deficiência, deverão ser imediatamente substituídas.

Os motoristas deverão ser habilitados para o manuseio do equipamento e só poderá usar o mesmo em sua hora de trabalho cada funcionário terá um cartão de identificação que tem validade por um ano e depois disso uma nova reabilitação só será feita após exames medico pago pela empresa, a habilitação só é obtida após um treinamento que a empresa terá que realizar.

NR – 11 estabelece que os equipamentos de transportes motorizados deverão posssuir sinal de advertência (buzina).

Tem que haver controle de gases,assim NR -11 estabelece que em locais fechados com pouca ventilação, os gases tóxicos por maquinas transportadoras deveram ser controladas para não ocorrer riscos, nos setores fechados de pouca ventilação é proibido utilizar veículos com motores devido o risco.

Transporte de Sacos

Transporte de sacos é realizado continua ou descontinua, e na maioria das vezes apenas uma pessoa realiza esse serviço sozinha, por esse motivo são grandes a chances de um acidente, por esse motivo NR-11 determinou vários procedimentos para as pessoas derem segurança na hora de carregar os sacos.

Algumas das determinações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com