TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treliças

Dissertações: Treliças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  380 Visualizações

Página 1 de 2

O estudo a seguir refere-se às treliças. Elas caracterizam-se por um sistema estrutural composto por um conjunto barras rígidas reticuladas e articuladas entre si, onde há a aplicação de carga.

Normalmente, as treliças são fabricadas de aço ou madeira, materiais que possuem elevada resistência aos esforços de compressão e tração.

Suas aplicações na construção civil são inúmeras, desde pontes até telhados.

Para seu cálculo de esforços normais, considera-se a barra como tendo peso despresível, garantindo, dessa forma, a não formação de esforços cortantes e momentos fletores.

Ainda, para uma treliça ideal, supõe-se que as barras são retas e só transmitem carga axial; os membros são conectados nos nós por pinos sem atrito e as cargas são aplicadas somente nos nós.

Como unir as barras por meio de pinos sem atrito seria uma árdil tarefa para a execução de uma obra, unem-se elas por meio de chapas metálicas auxiliares, soldas ou parafusos. Mas de forma a garantir que todas as barras sejam unidas no mesmo plano e que seus eixos encontrem-se no mesmo ponto, para que os resultados reais pouco difiram dos teóricos.

Na resolução das forças atuantes, encontra-se os esforços normais existentes nas barras e as reações de apoio contidas no sistema.

As treliças podem ser classificadas de acordo com sua estaticidade, sendo assim, hipostática, isostática ou hiperestática. O sistema a seguir(figura 1) dá um exemplo de sistema reticulado indeformável, portanto estável, já que possui dois nós (A e C) imóveis (devido as reações de apoio) e um terceiro nó (B) ligado a nós imóveis, garantido a estaticidade do sistema.

FIg.1 Treliça isostática

Uma das formas de determinação da estaticidade das treliças, são as fórmulas r+b e 2n. Onde r é o número de reações de apoio (se do primeiro, segundo ou terceiro gênero), b é número de barras e n o número de nós. Dessa forma, quando r+b for menor que 2n, o sistema é hipostático; quando houver igualdade ou for maior, ele pode ser isostático ou hiperestático, necessitando de uma análise gráfica para a determinação.

Ainda há a classificação de treliças de acordo com sua lei de formação, podendo ser simples, composta ou complexas; dependendo apenas da forma como suas barras estão distribuídas na estrutura do sistema.

Alguns dos métodos de resolução da magnitude e do caráter (compressão, módulo negativo, e tração, módulo positivo) das forças mais utilizados nas treliças são o dos nós e o das seções.

O método dos nós consiste em uma análise realizada a partir do diagrama de corpo livre de cada nó que compõem a treliça, sendo aplicadas as equações de equilíbrio da estática.

O método das seções consiste na afimação de que se um sistema está em equilíbrio, qualquer uma de suas partes também está, aplicando as equações de equilíbrio na região seccionada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com