TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treliças

Artigos Científicos: Treliças. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  1.431 Visualizações

Página 1 de 2

ESTRUTURAS TRELIÇADAS

As vigas treliçadas se constituem por associação de barras formando figuras geométricas estáveis. As treliças são sistemas convenientes para as estruturas metálicas, pois são, em geral, fabricadas em comprimentos limitados.

Os pontos de união das barras são chamados nós. As disposições construtivas dos nós têm grande importância no projeto das treliças.

Estaticamente as treliças funcionam por meio de esforços de tração e compressão das barras. Assim, o dimensionamento das barras utiliza as regras de peças tracionadas e comprimidas. Atualmente os nós das treliças são sempre rígidos (antigamente construía-se nós rotulados), o que dá origina momentos fletores nas barras, que não têm influência no dimensionamento das mesmas. Com os nós compactos pode-se minimizar esses momentos.

TIPOS DE TRELIÇAS

As treliças leves, utilizadas em coberturas industriais, têm em geral uma geometria triangular simples.

As treliças mais pesadas, utilizadas em coberturas ou pontes, seguem em geral alguns tipos clássicos:

Para vãos maiores, empregam-se treliças compostas, nas quais o comprimento de flambagem das barras comprimidas se reduz à metade. O emprego de montantes adicionais tem a finalidade de fornecer pontos de apoio para as travessas do estrado.

As vigas K, com montantes extremos verticais ou inclinados, são também empregadas em treliças de grandes vãos.Tipos de treliças

Treliça Pratt com apoio no banzo superior. (Diagonais tracionadas e montantes comprimidos)

Treliça Pratt com apoio no banzo inferior. (Diagonais externas e montantes comprimidos; diagonais internas tracionadas.)

Treliça Warren com apoio no banzo inferior. (Algumas diagonais comprimidas e outras tracionadas; alguns montantes comprimidos e outros tracionados)

Treliça Warren com apoio no banzo superior. (Não tem montantes; algumas diagonais comprimidas e outras tracionadas. Triângulos isóceles)

Treliça Howe com apoio no banzo inferior. (Diagonais comprimidas; montantes tracionados)

Treliça Howe com apoio no banzo inferior. (diagonais cruzadas onde o momento flector é máximo).

Treliça K com apoio no banzo inferior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com