TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tubulões

Seminário: Tubulões. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Seminário  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 2

Tubulação é um conduto forçado, destinado ao transporte de fluidos. Uma tubulação é constituída de tubos de tamanhos padronizados colocados em série. Usam-se tubulações para o transporte de todos os fluidos, materiais fluidos com sólidos em suspensão e sólidos fluidizados.

- Maquinários e ferramentas utilizadas

Entre os principais equipamentos utilizados na fundação com tubulão pneumático estão: campânula, compressor de ar comprimido 900 pcm, filtro de ar com carvão ativado e serpentina para resfriamento da campânula. "A utilização de ar comprimido é feita caso se encontre, durante a escavação, o lençol freático de água. Caso contrário, a perfuração é contínua, sem a necessidade de compressão". Sendo necessária a realização de uma obra completa com tubulões a ar comprimido, a quantidade de equipamentos se torna mais específica em função do dimensionamento quantitativo face à produção e ao tipo de revestimento da camisa, sendo alguns equipamentos básicos, alguns opcionais e outros específicos para obras com uso de camisa de aço e concreto.

Tubulações

A céu aberto

A ar comprimido

Nesse caso, além dos equipamentos citados, seriam adicionados: grupo gerador a diesel ou energia elétrica, mangotes vibradores Ø 45 mm, mangotes vibradores Ø 60 mm, motovibradores elétricos, piteira ou hamer grab, rede de ar comprimido com acessórios, reservatório de ar comprimido e resfriadores.

Inserção da armadura e armação montada na base do tubulão

Os equipamentos opcionais, em função da obra e das condições, são: furadeira manual elétrica, máquina de cortar ferro, guinchos elétricos, marteletes rompedores pneumáticos, marteletes rotativos pneumáticos, mesa de serra circular, moto-esmeril, reservatório de óleo diesel e veículo leve. Para tubulões com camisa de aço,é necessária a utilização de guindaste, máquina de solda e conjunto oxicorte, e martelo de impacto ou vibratório ou entubadora. Na execução de tubulões com camisa de concreto, estão inclusos câmara de trabalho, jogos de fôrma externa e jogos de fuste.

Para tubulões a céu aberto, a escavação normalmente é manual, com a utilização de pá e picareta, além do balde para a retirada do solo. Caso haja a necessidade de escavar o solo mecanicamente, podem-se utilizar os equipamentos de perfuração listados

Vantagens:

Baixo custo de mobilização de equipamentos, o processo produtivo possuiu poucas vibrações e ruidos, pode-se modificar o diametro e comprimento durante a execução, as escavações podem ultrapassar solos com matações e pedras. É possível apoiar cada pilar em um único fuste, em lugar de diversas estacas,eliminando a necessidade de bloco de coroamento.

Principais Desvantagens/Riscos

Queda de pessoas pela abertura dos tubulões;

Soterramento dos trabalhadores;

Queda de ferramentas e equipamentos;

Infecções;

Execução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com