TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tupo Pilot

Pesquisas Acadêmicas: Tupo Pilot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 3

Índice

1. Introdução

2. Objetivo do Experimento

3. Materiais e Métodos

4. Cálculos

5. Resultados e Discussões

6. Conclusão

7. Referencias Bibliográficas

1. Introdução

O experimento realizado durante a aula prática, pretende aplicar os conceitos sobre Tubo de Pitot, ministrados durante a aula teórica de Mecânica dos Fluidos.

Tubo de Pitot ou tubo pitot é um instrumento de medição de velocidade muito utilizado para medir a velocidade de fluidos em modelos físicos em laboratórios de hidráulica, em laboratórios de aerodinâmica e também em hidrologia para a medição indireta de vazões em rios e canais, em redes de abastecimento de água, em adutoras, em oleodutos e ainda a velocidade dos aviões, medindo, neste caso, a velocidade do escoamento do ar.Deve o seu nome ao físico francês do século XVIII Henri Pitot.

Um exemplo de funcionamento e. O tubo de pitot é um sensor de reconhecimento de pressão que possibilita o funcionamento de um dos mais importantes instrumentos de uma aeronave, o velocímetro.Ele é instalado paralelamente ao vento relativo e com um orifício voltado diretamente para o fluxo de ar resultante da velocidade aerodinâmica da aeronave. Esse orifício se comunica com o interior de uma cápsula, instalada no velocímetro da aeronave. A caixa do instrumento recebe a pressão estática do ar, que não é afetada pela variação de velocidade da aeronave.

2. Objetivo do Experimento

O experimento realizado durante a aula prática, teve o objetivo de medir a pressão em posições diferentes da secção de uma tubulação, com vazão constante de um certo tipo de fluido (no caso do experimento realizado, o fluido era água). Medimos também o tempo (segundos) em que um determinado tanque vai atingir um certo volume (litros) e a altura (h) do manômetro em “U” (coluna de mercúrio). Após obter estes resultados, deverá ser calculado a Vazão Real (QR), Velocidade de Escoamento Real em cada posição da secção da tubulação (v1), Velocidade Média (vm), Velocidade Máxima (vmáx) e a Velocidade de Escoamento Teórica em cada posição da secção da tubulação (v).

3. Materiais e Métodos

1. Material utilizado

Os materiais utilizados durante a realização da prática foram:

• Tubo de Pitot;

• Manômetro de Coluna em “U” (coluna de mercúrio);

• Cronômetro Digital;

• Tanque;

• Bancada de teste, com sistema de Tubulação e válvulas.

2. Procedimento

O procedimento adotado na execução da experiência será descrito a seguir:

• Calibrar o Manômetro de Coluna em “U”;

• Abrir todas válvulas do sistema de tubulação de água;

• Ligar o sistema durante 10 seg., utilizando o cronômetro digital para marcar o tempo;

• Ajustar o Tubo de Pitot nas seguintes posições da secção da tubulação : 20, 15, 10, 5, 0, -5, -10, -15 (mm).

• Verificar a diferença da altura (h) ou variação de pressão ((P, em mmHg), da coluna de mercúrio e o volume (em litros) de água no tanque;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com