TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Picape

Trabalho Escolar: Uma Picape. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  556 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

Negociação, administração e sistemas: três níveis a serem inter-relacionados

Apresentação

A principal idéia deste trabalho é mostrar a importância da visão sistêmica na administração e seus benefícios para o processo de negociação.

Negociação, administração e visão sistêmica

Negociação

Podemos considerar negociação, administração e visão sistêmica como três níveis hierárquicos básicos a serem interconectados. Buscar uma ligação entre essas três áreas, são tão importantes na atividade empresarial quanto no dia a dia das pessoas em geral.

O futuro da negociação está ligado à busca de relações duradouras. Em uma negociação se deve sempre buscar a satisfação de ambos os lados envolvidos, procurando aplicar a visão sistêmica no processo, por apresentar uma visão mais global da negociação. Outra característica fundamental de um processo de negociação refere-se à importância da utilização de tempo, poder e informação.

Negociação e Administração

Ao desempenharem seu papel de negociadores, os administradores tenderão a seguir seus perfis globais pessoais e profissionais caracterizados por um dos sete tipos de Kinston e Algie: O racionalista escolhe a abordagem mais adequada para os objetivos. O empírico, a abordagem mais adequada para cada problema. O pragmático escolhe o que é mais conveniente para o seu interesse pessoal (imediato ou não) e para os interesses da organização. Esse perfil acaba utilizando várias abordagens, em função de redefinição de certas questões. O dialético escolhe a abordagem que salvaguarda e reforça o poder do seu grupo. O sistêmico, a abordagem que intensifica a estratégia global. Vê todas as abordagens como táticas a serem empregadas conforme a necessidade, sempre com vistas ao cenário futuro desejado, com a visão sistêmica dando o contexto. O estruturalista escolhe a abordagem adequada ao seu papel. O intuitivo, aquela que contribui para seu crescimento pessoal.

Administração e Visão Sistêmica

Uma das grandes contribuições da Teoria de Sistemas para a Teoria da Administração foi o fato de ter levado os administradores a pensarem nas suas organizações como sistemas abertos, com suas responsabilidades focadas no estabelecimento de objetivos para os sistemas, na criação de subsistemas formais, na integração dos diversos sistemas e na adaptação da organização a seu ambiente. Churchman sublinhou cinco aspectos básicos para o tratamento dos sistemas que são os objetivos do sistema total e, especificamente, a medida de desempenho do sistema em si; o ambiente do sistema; os recursos do sistema; os componentes do sistema; a administração do sistema.

Análise

Ao analisar as diferentes visões de negociação, podemos ver que a maioria delas não apresentam muita preocupação com o enfoque sistêmico no processo de negociação.Para verificar até que ponto existe uma visão sistêmica na negociação pode- se dizer que os principais indicadores que preocupam uma visão sistêmica estão ligados as definições que distinguem as maneira pelas quais um sistema pode ser descrito, que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com