TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unitilização De Espaço

Trabalho Universitário: Unitilização De Espaço. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 4

Utilização de espaço – Quando se fala em ergonomia de espaço, tem de se considerar todas as necessidades necessárias e ideais para o armazenamento dos produtos.Para efetuar o planeamento da armazenagem ou acomodação dos produtos bem como a optimização no seu manuseamento tem de ser desenvolvido um layout que irá permitir a maximização da utilização do espaço de armazenamento conjugado com o nível de serviço prestado e também com o tipo de produto a ser armazenado. A conjugação de todos estes factores vai permitir uma maior qualidade no serviço prestado bem como, uma maior celeridade dos mesmos. Quando se fala do layout devem ser considerados vários factores:

• Conservação do espaço – o factor de conservação do espaço vai permitir a utilização de maior quantidade de produto por metro cúbico, minimizando o honeycombing. Existe uma relação directa entre o aumento da concentração do espaço e a flexibilidade, registando-se também um aumento da capacidade de manusear grandes encomendas. A utilização do metro cúbico vai aumentar, armazenando, permitindo armazenar os materiais na altura e profundidade apropriadas, este factor vai contribuir para minimizar o honeycombing. O honeycombing ocorre também a partir da movimentação incorrecta de materiais do armazém.

• Limitações de espaço – A utilização do espaço será limitada pela construção do armazém considerando as vigas, os detectores de fumos, os sprinklers, a altura do tecto, capacidade de carga do piso, postes, colunas. Em consideração deve-se ter também a a altura de segurança de empilhamento de materiais. Ao efectuar–se a construção ou remodelação de um espaço para armazenamento tem de se ter presente a capacidade de carga do piso, elemento de grande importância para uma estrutura com vários pisos, para que não existiam riscos e, não tenha uma repercussão negativa no armazenamento de materias tem de se considerar o posicionamento dos postes e colunas de maneira harmonioza de modo a que ao armazenamento seja feito de uma forma compacta em torno da estrutura. Uma das vertentes a ter em linha de conta são as alturas de segurança de empilhamento de materiais, estas pode-se dizer que estão directamente relacionadas com o conteúdo e estabilidade dos mesmos, se o material a ser armazenado tiver caracteristicas frágeis o tipo de armazenamento terá de ser diferente, isto é para cada tipo de material tem de existir um adequamento de armazenagem, não descurando nunca a relação com o espaço envolvente e a sua segurança. Quando se fala em empilhamento e segurança, focamos os materiais cujas caracteristicas próprias só permitem o tratamento manual, nessses casos a sua disposuição no armazém deve ser feita de um modo que os operadores possam manusea-los sem dificuldade, em segurança e de uma forma célere.

• Acessibilidade – a acessibilidade e as limitações de espaço encontram-se relacionadas na estrutura de um armazém, o enfoque que por vezes é dado a na utilização de espaço origina nalguns casos uma dificuldade no aos materiais. Na construção de um armazém deve ter sempre presente o layout do mesmo, devem existir e fazer-se cumprir os objectivos previamente definidos para uma boa acessibilidade aos produtos que irão estar armazenados naquele local. Quando se fala em acessibilidade consideram-se os corredores por onde irão passar pessoas, empilhadores entre outros,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com