TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Univ E Sociedade

Trabalho Universitário: Univ E Sociedade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Existe uma desigualdade social muito grande no Brasil, a educação é um dos principais fatores, tanto como causa quanto como consequência dessa diferença. Enquanto as classes mais ricas têm direito a uma boa educação, professores capacitados e escolas em ótimo estado, nas classes mais pobres existe grande dificuldade para simplesmente ter-se um professor para ensinar. Dessa forma, não há tendência alguma dessa desigualdade diminuir, se desde a infância os acessos aos estudos já são inferiores, não há como esperar que as classes mais pobres possam algum dia alcançar as mais ricas.

O texto “Por uma universidade socialmente relevante”, afirma que as universidades brasileiras deveriam se dedicar em formar os alunos com uma melhor consciência de sua responsabilidade social. Considerando que a universidade é parte da sociedade, a ideia de utilizar-se das universidades para, gradativamente, mudar os futuros estudantes, sensibilizando-os para os problemas sociais do país, faz da universidade uma organização que busca não só a formação de engenheiros, médicos, professores, etc. Passa-se a ter um objetivo de melhorar o Brasil, conscientizar os brasileiros, mostrar a necessidade de educação e possivelmente, diminuir a enorme desigualdade social (e o preconceito) que hoje existe.

A maior parte da população brasileira pertence à classe média, e atualmente existem muitos problemas em relação à diferença de classes no Brasil. Tomando as recentes eleições como exemplo, após o resultado foi muito perceptível o preconceito contra os nordestinos, principalmente por parte da classe média do sudeste e sul brasileiro. A classe média brasileira não é boa, em relação ao resto do mundo pode-se notar facilmente que há uma inferioridade, em educação, em capacidade financeira, etc. Portanto, este pensamento, talvez de superioridade, é um problema que vem da educação recebida e da falta de conscientização.

Atualmente, nas universidades privadas, tanto por parte dos alunos como por parte da instituição, há uma tendência a pensar-se primeiramente no dinheiro, as consequências são a falta de empenho no estudo por parte dos alunos, buscando-se apenas o diploma e não o aprendizado, e por parte da instituição, a falta de programas sociais, e objetivos.

Portanto, a ideia apresentada no texto é realmente boa, porém para isto é necessária uma mudança no pensamento do cidadão, do estudante, principalmente pertencente à classe média. Por isso, é necessário começar, ou seja, se essa ideia for implantada, mesmo que de uma forma mais básica inicialmente, gradativamente será possível um melhor entendimento dessas necessidades por parte dos estudantes e das classes que atualmente não tem acesso, diminuindo a desigualdade social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com