TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usando GPS em levantamento topográfico

Seminário: Usando GPS em levantamento topográfico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2014  •  Seminário  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 4

O uso de GPS em Levantamento Topográfico

O sistema GPS esta dividido em 3 partes: o segmento espacial, segmento de controle e segmento do utilizador.

Segmento espacial: Formado por uma constelação de 24 satélites titulares, Não geostáticos (movimentam-se redor da Terra). 6 órbitas diferentes, 4 satélites em cada órbita, perfazem a órbita 2 vezes ao dia com uma altitude de 20.200 Km.

Segmento de controle: Possui 5 estações na terra, na qual monitoram, corrigi e garante o perfeito funcionamento do sistema GPS. Localizadas; Ilha de Ascecion (Atlântico Sul), Kwajalien (Oceano Pacífico), Diego Garcia (Oceano Índico), Hawaii (EUA - Oceano Pacífico) e uma principal de controle que está localizada nos EUA.

Seguimento do utilizador: É constituído pelos receptores GPS e pelos seus utilizadores. Os GPS recebem e decodificam os sinais dos satélites trocam dados com outros receptores e computadores.

O que o sistema fornece: O sistema fornece a posição tridimensional de um ponto através de um processo matemático conhecido como “triangulação”. Com 3 satélites tem-se apenas um posicionamento Bidimensional e com 4 ou mais tem-se o posicionamento tridimensional. Nos dias de hoje a margem de erro de posicionamento em aparelhos civis em boas condições varia de 5 a 15 metros ou até menos, ou seja, entre outras palavras:

 Velocidade de deslocamento.

 Velocidade média desde o início do deslocamento.

 Velocidade máxima desde o início do deslocamento.

 Angulo de proacom o Norte de Referência.

 Rumo para chegar até o destino (“ Seta Direcional”).

 Angulo da direção correta para o ponto alvo em relação ao norte de referência (azimute).

 Hora e data com precisão de relógio atômico.

 h/m/s do nascimento do sol no ponto onde se está.

 h/m/s do por do sol no ponto onde se está.

 Tempo de viagem desde o início do deslocamento.

 Distância percorrida desde o início do deslocamento.

 Tempo estimado para chegara um destino.

Como o sistema GPS Funciona

Ele contém informações do instante em que um satélite o envia sinais de ondas eletromagnéticas na qual se propagam na velocidade da luz (c= 300.000 Km/s), logo ocorre uma variação de tempo entre a emissão do sinal pelo satélite até a chegada ao GPS que nos possibilita calcular a distancia entre o GPS e o satélite. Se o movimento tem a mesma direção, sentido e rapidez, o valor da velocidade é dado pela distancia percorrida “d” por um intervalo de tempo “Dt” (v=d/Dt). Como v=c=300.000 km/s. Distancia=cxDt.

Tipos de GPS

GPS de navegação

Precisão, e essa define a aplicação do aparelho; um GPS de navegação funciona com a observável Pseudodistância e tal método lhe confere uma precisão de alguns metros. Excelente para localização de pontos, determinação de rotas e levantamentos menos precisos.

Redes geodésicas

Rede de 1ª ordem: formada pelo número mínimo de vértices necessários para varrer todo o território, formando uma triangulação de lados com comprimentos em média 30-40 km podendo atingir os 100 km. Os vértices são materializados por torres que suportam um pilar;

Rede de 2ª ordem: são redes de adensamento com lados de 20-30 Km constituída por pilares

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com