TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Usiangem

Tese: Usiangem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  Tese  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

Perguntas:

Capítulo 1

1. Como ocorrem os movimentos ativos e passivos na usinagem? Descreva todos eles e mostre as figuras.

2. Quais são as variáveis que aparecem no cálculo da Vc, mostre um exemplo.

3. Como se calcula a Vf ? Dê um exemplo.

4. Sobre as grandezas de avanço qual a diferença que existem entre a ferramenta do torno e as da fresa?

Capítulo 2

1. Quais são as partes construtivas de uma ferramenta de corte? Mostre exemplos torno, fresa e furadeira.

2. Como ocorre o sistema de referência de uma ferramenta, mostre todos os planos em ferramentas de torno, fresa e furadeira.

Resposta:

1 – Movimentos ativos: São aqueles que promovem remoção de material ao ocorrerem. São eles:

Movimento de Corte: é aquele entre a ferramenta e a peça que , sem a ocorrência concomitante do movimento de avanço, provoca remoção de cavaco durante uma única rotação ou um curso de ferramenta

Movimento de Avanço: ocorre entre a ferramenta e a peça e que, com o movimento de corte, possibilita uma remoção contínua ou repetida do cavaco, durante várias rotações ou cursos da ferramenta. O movimento de avanço pode ser contínuo, como no caso do torneamento e da furação, ou intermitente, como no caso do aplainamento.

Movimento efetivo de corte: movimento entre a ferramenta e a peça e a partir do qual resulta o processo de usinagem.Quando o movimento de vanço é contínuo, o efetivo é o resultado da composição dos movimentos de corte e de avanço. Quando é intermitente, o movimento efetivo é o próprio movimento de corte.

Movimentos passivos: são aqueles que apesar de fundamentais para a realização do processo de usinagem, não promovem remoção de material ao ocorrerem. São eles:

Movimento de ajuste: entre a ferramenta e a peça, no qual é predeterminada a espessura da camada de material a ser removida. No processo de sangramento, furação e brochamento, este movimento não ocorre, pois a espessura do material a ser removida está definida pela geometria da ferramenta.

Movimento de correção: movimento entre a ferramenta e a peça empregado para compensar alterações de posicionamento devidas, por exemplo, ao desgaste da ferramenta, ás variações térmicas, deformações plásticas, entre outras, que normalmente incidem durante o processo.

Movimento de aproximação: é a movimentação entre a ferramenta e a peça com o qual a ferramenta, antes do início da usinagem, é aproximada da peça.

Movimento de recuo: movimento entre a ferramenta e a peça com o qual a ferramenta, após a usinagem, é afastada da peça.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com